Milhões de usuários brasileiros acordaram nesse domingo (1) com abstinência… do X, mais conhecido como Twitter. Ainda na última sexta-feira (30), essa rede social acabou saindo do ar no Brasil por causa de uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Desde então, muita gente está esperando pela retomada do Twitter a qualquer momento. Mas uma dúvida fica no ar: o que vai acontecer com as contas que já estavam estabelecidas? Afinal de contas, se a rede social for retomada, será preciso criar um novo perfil do zero?
Essa certamente é uma pergunta que interessa a milhões de usuários nesse momento, já que vários deles contavam com milhares de seguidores na conta inicial.
A conta do Twitter será suspensa?
De acordo com especialistas na área de direito na internet, a determinação de Alexandre de Moraes não deve suspender as contas que já estão criadas dentro do sistema do Twitter. Assim, você pode ficar tranquilo nesse sentido.
A determinação do STF indica que a plataforma deverá permanecer inativa até que as determinações judiciais relacionadas ao X sejam “realmente atendidas e as penalidades diárias sejam pagas”
Isso quer dizer que quando (e se) o X cumprir essas exigências, todas as contas que já estavam funcionando voltam a funcionar normalmente, inclusive a sua da maneira como estava indicada no momento da suspensão.
Vale lembrar, aliás, que caso você saia do país durante esse meio tempo, poderá usar a sua conta normalmente, já que ela ainda existe do ponto de vista do Twitter.
Entenda a novela envolvendo o Twitter
Como dito, o Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou ainda na última sexta-feira (30) a suspensão da rede social X, antigo Twitter, em todo o território nacional.
Em seu despacho, Moraes disse que notificou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que o site seja bloqueado em todas as operadoras em atuação no Brasil. A determinação vale até que a rede social indique um representante no país e pague todas as suas multas.
Poucas horas depois dessa determinação, a Anatel informou publicamente que já notificou todas as operadoras de distribuição de internet no Brasil para que o X seja descontinuado o quanto antes.
Ao menos até este domingo (1), o que se sabe é que o X já está indisponível para a grande maioria dos usuários em todo o território nacional. De todo modo, também se entende que algumas pessoas que usam internet de bairro ainda estão conseguindo utilizar a plataforma.
Decisão polêmica
O fato é que a decisão de Alexandre de Moraes vem causando polêmica no Brasil, e fora do país também. Por aqui, algumas pessoas afirmam que a sentença do magistrado seria uma espécie de censura.
Por outro lado, alguns cidadãos afirmam que a decisão de Moraes reflete a soberania do país, já que o CEO do X, Elon Musk, não estaria cumprindo uma série de exigências das leis brasileiras.
“É um absurdo. Impedir o funcionamento do X, é impedir que milhares de pessoas tenham acesso à informação de qualidade. Além disso, a decisão monocrática de Moraes impede que vários candidatos se aproximem dos seus eleitores em plena época eleitoral. O nome disso é censura”, disse um internauta.
“O Brasil é um país soberano. Nossa lei exige que empresas estrangeiras tenham representantes no Brasil. Se ele não concorda com as decisões de Moraes, que recorra pelas vias legais. O que não pode é simplesmente dizer que não quer cumprir as regras porque não concorda com elas. E se todo criminoso começar a fazer isso?”, questionou um segundo.
Fato é que ainda não há um prazo para a retomada das atividades do Twitter no Brasil. Ao menos até aqui, nem Musk e nem Moraes estão dando sinais de que poderão recuar das suas decisões.