Já pensou em não precisar mais desembolsar aquele valor anual do IPVA? Muita gente foi pega de surpresa com uma notícia aguardada há anos e agora há uma nova regra nacional que promete impactar a rotina financeira de milhares de proprietários. Mas afinal, quem será beneficiado?
Descubra agora todos os detalhes sobre a aprovação da PEC que altera as regras do imposto sobre veículos automotores e de que forma ela será aplicada em todo o Brasil, mudando cenários em estados que mantinham regras rígidas de cobrança.
Entenda como essa medida legislativa pode modificar o mercado, influenciar o comportamento do consumidor e trazer benefícios para alguns grupos.
O que muda com a PEC aprovada na Câmara sobre o IPVA?
A Câmara dos Deputados aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que elimina a obrigatoriedade de pagamento do IPVA para determinados veículos. A proposta passou pelo Senado e agora aguarda a promulgação pelo Congresso Nacional, tornando-se uma regra válida para todo o território brasileiro.
O projeto obteve ampla maioria: 412 votos a favor e apenas 4 contrários em seu primeiro turno de votação, seguido por 397 votos a favor e 3 contrários no segundo turno.
Por que havia tanta diferença entre os estados?
Antes da aprovação da PEC, a isenção do IPVA era regulada de forma diferente em cada estado brasileiro. Isso gerava incertezas e dúvidas entre proprietários, já que prazos e critérios variavam amplamente.
Alguns estados já concediam isenção para veículos mais antigos, enquanto outros mantinham regras mais rígidas e cobrança prolongada. Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins, Alagoas e Santa Catarina, por exemplo, não previam a isenção automática por tempo de fabricação, prejudicando quem mantinha carros por mais tempo.
Quem realmente não irá mais pagar o IPVA?

A partir da promulgação da PEC, estarão isentos do pagamento do imposto veículos terrestres de passageiros, caminhonetes e automóveis de uso misto que tenham 20 anos ou mais de fabricação. Micro-ônibus, ônibus, reboques e semirreboques não entravam na lista de isenção. No entanto, após ajustes feito no Senado, pelo relator, senador Marcos Rogério, esses veículos foram incluídos.
Totalmente alinhada à nova proposta, a medida busca uniformizar a legislação e acabar com as diferenças estaduais, criando um padrão nacional a ser seguido. Dessa forma, carros populares antigos e veículos utilitários fabricados há mais de duas décadas deixam de gerar despesa tributária, valorizando o tempo de uso e desestimulando o descarte precoce.
O que diz a Constituição após a aprovação da PEC
Com a aprovação, o artigo 155 da Constituição é alterado para impedir a cobrança do IPVA sobre veículos que se enquadram nas características relacionadas pela PEC 72/2023. Dessa forma, há base jurídica sólida para garantir o direito dos proprietários e afastar cobranças irregulares, proporcionando maior segurança financeira.
Vale lembrar que a mudança não interfere em imunidades já previstas para veículos agrícolas, aquáticos e aéreos utilizados para fins específicos, como transporte, pesca ou agricultura, inseridas na Emenda Constitucional nº 132/2023 que ampliou o IPVA para outros modais, mas também instituiu exceções.
Como foi o processo de tramitação da PEC
A proposta teve origem no Senado Federal e foi aprovada após tramitar pela Comissão de Constituição e Justiça, contando com apoio do relator e acordo em plenário. No Senado, o texto recebeu 65 votos favoráveis e apenas 4 contrários em cada turno de votação.
Na Câmara dos Deputados, a tramitação foi célere. O relator na comissão especial, que analisou o texto foi Euclydes Pettersen, que recomendou a aprovação integral sem alterações e a votação em dois turnos confirmou a concordância da maioria dos parlamentares. Agora, a promulgação pelo Congresso Nacional é o ato final para entrada em vigor da nova regra.
Estados mais impactados e o que muda na prática
Estados como Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins, Alagoas e Santa Catarina sentirão as maiores diferenças, pois até então não previam medidas automáticas de isenção. Nessas regiões, a cobrança do imposto era estendida mesmo para veículos antigos, situação que agora muda para todos os proprietários que preenchem o critério de 20 anos de fabricação.
Já em estados onde a isenção já existia, como Rondônia, a promulgação da PEC não altera a realidade, apenas cria uniformidade nacional e impede novas cobranças futuras dentro deste critério.
Perguntas frequentes
- A isenção vale para todos os veículos antigos?
Não. A isenção é para veículos de passageiros, caminhonetes e mistos com mais de 20 anos de fabricação. - Estados que já tinham a isenção serão afetados?
Não. Para esses estados, a medida amplia a segurança jurídica e impede cobranças futuras.
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