A rede social Instagram pegou muitos usuários de surpresa nessa terça-feira (27) ao anunciar que vai encerrar a sua plataforma de criação de filtros de realidade aumentada para os stories. A mudança vem repercutindo muito nas redes sociais nas últimas horas.
Mas o fato é que essa funcionalidade não deve acabar imediatamente. Ainda de acordo com as informações do Instagram, a ideia é encerrar esse tipo de serviço apenas a partir do dia 14 de janeiro de 2025.
Em resumo, pode-se dizer que a empresa vai encerrar a plataforma Meta Spark. A partir de janeiro do próximo ano, apenas os filtros criados pela própria Meta estarão disponíveis para os usuários
“Após uma avaliação completa, tomamos a decisão de encerrar a plataforma de ferramentas e conteúdo de terceiros do Meta Spark. Isso significa que os efeitos de Realidade Aumentada (RA) criados por terceiros – incluindo marcas e nossa comunidade mais ampla de criadores de RA – não estarão mais disponíveis a partir desta data”, disse a Meta em comunicado.
Motivo da mudança no Instagram
Oficialmente, a Meta não explicou exatamente o motivo do encerramento desse tipo de plataforma a partir de janeiro de 2025. O que a empresa deixou claro, é que essa decisão provavelmente vai abrir espaço para a abertura de outras funcionalidades a partir do próximo ano.
A decisão da Meta vem em um momento em que a empresa vem sendo questionada sobre a possibilidade de acabar de vez com qualquer tipo de filtro. Mas sobre esse tema, a companhia decidiu não se pronunciar.
“No momento, tudo o que temos a compartilhar sobre o tema está no comunicado oficial”.
Regras de comentários
Recentemente, o Instagram passou a permitir comentários públicos nos stories da rede social. A mudança pegou muitos usuários de surpresa.
Com a alteração, os usuários da rede social poderão deixar mensagens públicas nas publicações temporárias, assim como já acontece com as publicações do feed.
Hoje, já é possível comentar nos stories de qualquer pessoa, e até mesmo interagir com emojis. Mas até aqui, a mensagem era enviada diretamente para o dono do post. Agora, a ideia é permitir que o comentário se torne público, o que, segundo a rede social, pode provocar mais interação e envolvimento entre os usuários.
Apesar de o Instagram não apresentar a possibilidade de desativar os comentários nas configurações do app, as mensagens poderão ser restringidas.
Sucesso do Instagram no mundo
O Instagram, da Meta, se tornou a rede social mais baixada do mundo. A informação foi confirmada por meio de análises de dados da empresa Sensor Tower. Em 2023, o número total de downloads bateu a marca de 768 milhões, um aumento de 20% em relação a 2022.
Ao se tornar a rede social mais baixada do planeta, o Instagram ultrapassa um outro gigante do mundo digital: o TikTok, que pertence à empresa chinesa ByteDance. Em todo o ano de 2023, pouco mais de 733 milhões de downloads do TikTok foram realizados, um aumento de 4%, insuficiente para se manter no topo.
Dados oficiais apontam que o número total de usuários ativos mensais do Instagram já bateu a marca de 1,47 bilhão. Ao mesmo passo, o número de seguidores do TikTok caiu 12 milhões no último semestre do ano passado, e agora o total de cidadãos que utilizam a plataforma é de 1,12 bilhão.
No quesito engajamento, no entanto, o TikTok segue na frente. Ainda de acordo com a Sensor Tower, os usuários passaram, em média, mais tempo nesta rede social. Veja na lista abaixo:
- 95 minutos no TikTok;
- 62 minutos no Instagram;
- 30 minutos no X (antigo Twitter);
- 19 minutos no Snapchat.
Especialistas apresentam visões diferentes para tentar explicar a troca de posições entre as duas redes sociais no ano passado. Talvez a razão mais lembrada seja mesmo o fato de o TikTok estar sofrendo uma série de banimentos em vários países do Ocidente, como é o caso dos Estados Unidos, por exemplo.