O aplicativo Caixa TEM foi desenvolvido e lançado pela Caixa Econômica Federal em 2020 com o objetivo de facilitar o dia a dia dos beneficiários do Auxílio Emergencial. Hoje o App é utilizado também para pagamento e movimentação de outros benefícios sociais como o Bolsa Família, abono salarial, FGTS e seguro-desemprego.
Para abrir uma conta no Caixa TEM os cidadãos devem ter em mãos alguns dados pessoais como um documento oficial de identificação, endereço, número de telefone e e-mail. Vale informar que os cidadãos que acabaram perdendo o acesso ao aplicativo podem ficar despreocupados, já que é possível recuperar a conta diretamente pelo aplicativo.
Caixa Tem – Aplicativo Oficial e o Alerta
Um dos grandes alertas para quem usa o aplicativo é o fato de que os cidadãos que utilizam o Caixa TEM podem acabar perdendo o acesso ao aplicativo por diferentes motivos como esquecimento da senha ou perda de acesso ao e-mail cadastrado.
No caso do esquecimento da senha, os usuários podem clicar em “Esqueci minha senha” localizado na tela inicial do App, informar o CPF e clicar em “Não sou robô”. Por fim, basta seguir as instruções enviadas no e-mail informado na hora do cadastro.
Já nos casos onde o usuário acabou perdendo o acesso ao e-mail cadastrado é necessário se dirigir até uma agência da Caixa Econômica Federal onde um funcionário deve auxiliar o cidadão a recuperar a conta. Para isso é preciso apresentar um documento oficial de identificação como o RG.
É importante informar que a qualquer momento o Caixa TEM pode solicitar aos usuários o envio de alguns documentos pessoais. Essa medida é realizada com o intuito de garantir a segurança dos cidadãos que utilizam o aplicativo.
Saiba como solucionar problemas de acesso
Além de esquecer a senha ou e-mail cadastrado no aplicativo Caixa TEM, alguns outros fatores podem prejudicar o acesso dos usuários como dados incompletos, instabilidade na conexão da rede de internet e até mesmo falta de atualização do aplicativo.
Isso significa que os usuários precisam primeiro compreender a origem do problema. Para especialistas, ao ter problemas para acessar o aplicativo os usuários devem checar a conexão com a internet e, se possível, desconectar o Wi-Fi e ligá-lo novamente.
Dados incompletos também podem prejudicar o acesso dos usuários ao aplicativo. Nesses casos os cidadãos devem informar o CPF e senha cadastrada e clicar em “Liberar acesso”. Nesses casos, o aplicativo deve gerar um link de conversa via WhatsApp para que o usuário envie os documentos pendentes. De acordo com a Caixa, nessas situações a conta deve ser desbloqueada em até 48 horas.
Por fim, a falta de atualização do aplicativo pode acarretar diversos problemas. Para atualizar o Caixa TEM é preciso pesquisar o nome do App na loja de aplicativos do aparelho celular e clicar em “Atualizar”. Também é aconselhável conferir as permissões do smartphone para o funcionamento do aplicativo.
Para isso, basta acessar as configurações do celular e clicar em “Aplicativos”, “Caixa TEM” e “Permissões”. Se as permissões já estiverem liberadas é recomendado que os usuários tentem acessar o Caixa TEM por meio de outros dispositivos. Mais informações sobre o App podem ser obtidas nos canais oficiais da Caixa.