David Hume é considerado um dos filósofos mais importantes de toda a filosofia moderna, ao lado de René Descartes.
O pensamento de Hume é abordado com frequência por questões de filosofia, especialmente dentro dos vestibulares e da prova do ENEM.
Dessa forma, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o pensamento de David Hume. Confira!
David Hume foi um filósofo e diploma da Idade Moderna, considerado um dos principais teóricos do movimento iluminista.
Hume era escocês, mas viveu boa parte de sua vida na França, estudando no país e entrando em contato com os ideais do Iluminismo que circulavam dentro das academias francesas.
David Hume é considerado o maior expoente do empirismo. Se para o filósofo René Descartes a razão faz com que as ideias sejam inatas aos seres humanos, para Hume o ser humano vive submetido aos seus sentidos. Assim, de acordo com Hume e o empirismo, as ideias são reflexos das impressões que os homens obtém por meio dos sentidos.
Devemos entender que o empirismo afirma que o ser humano nasce sem nenhuma experiência, ou seja, sem ideias. Assim, as experiências que ele irá adquirir por meio dos sentidos irão, dessa forma, criar as suas ideias.
David Hume foi um dos primeiros filósofos que questionou a relação “causa e efeito”, que havia sido proposta pela corrente dos filósofos racionalistas. Para Hume, se o homem sabe que o fogo é a causa do calor, isso acontece devido à experiência do mesmo, que foi adquirida por meio dos sentidos. Dessa forma, para Hume, o elemento fogo e o elemento cair são exteriores e não existe nada que os relacione interiormente, o que nos faz pensar que, para o filósofo, “causa e efeito” não são dois fenômenos que necessariamente existem ligados entre si.
Para compreender o pensamento de David Hume, devemos ter contato com as suas principais obras. Dentre elas, podemos destacar: