O termo “filosofia moderna” se refere ao momento de produção filosófica que ocorreu entre os séculos XV e XVIII, durante a chamada Idade Moderna.
O assunto é cobrado com grande frequência nas principais provas do país, com um destaque para o ENEM, para o vestibular da UEL e para o vestibular da Unesp.
Assim, é essencial que você domine os tópicos fundamentais desse assunto, bem como os principais pensadores do período.
Os pensadores da filosofia moderna priorizaram a utilização do racionalismo e do empirismo como meios para atingir soluções concretas sobre as questões acerca da origem do conhecimento humano. O racionalismo tinha como base a razão e o empirismo, por sua vez, se baseava na experiência.
Devemos destacar que ao contrário das teorias dos pensadores das correntes filosóficas medievais, que se baseavam nas relações entre o homem e Deus, a filosofia moderna tem como objeto de estudo o próprio ser humano.
O surgimento da filosofia moderna foi impulsionado pela descobertas nos campos científicos e astronômicos, na física e na matemática, que passaram a ocorrer com grande incidência na Europa desde o século XV, e que colaboraram para colocar o homem no centro do universo.
Assim, novas maneiras de enxergar o nosso universo, que deixavam um pouco de lado as questões religiosas e priorizaram para investigações baseadas na ciência, passaram a ser utilizadas pelos filósofos. É nesse contexto que irão surgir, por exemplo, as correntes do Renascimento e do Iluminismo, tanto na própria filosofia como em demais áreas do conhecimento.
Devemos destacar que as teorias da filosofia moderna contribuíram para que a Igreja Católica, na Era Moderna, perdesse parte de sua força, predominante na Idade Média.
Dentre as principais características da filosofia moderna, podemos citar:
Dentre os principais filósofos do período, podemos citar: