Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 devem ficar atentos as datas de inscrição no Programa de Financiamento Estudantil (FIES). As inscrições do Fies 2023 começarão amanhã terça-feira (07) e devem se encerrar no próximo dia 10. A previsão é que no dia 14 de março os resultados sejam divulgados.
Contudo, as vagas ofertadas pelo programa já estão disponíveis para consulta no Portal Único do MEC (Ministério da Educação). É só clicar na opção Fies e em seguida consultar as oportunidades disponibilizadas.
Segundo o MEC, o Fies 2023 para as inscrições do primeiro semestre oferecerá 67.301 vagas em 1.389 faculdades particulares espalhadas por todo o Brasil.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), é um programa do Ministério da Educação que concede financiamentos a estudantes em cursos superiores em universidades particulares com avaliação positiva Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas que aderiram ao programa. De acordo com a recente normativa do programa, os financiamentos estudantis terão juros zero. Isso significa dizer que quando o estudante estiver formado, o valor a ser pago não sofrerá correção de juros. É importante destacar que o valor do financiamento concedido pelo governo dependerá da renda do candidato.
Para concorrer a uma vaga financiada, o candidato deve ter feito qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2010 em diante. Além disso, uma das exigências é não ter tirado nota zero na redação do exame, ter tirado nota média na prova igual ou superior a 450 pontos e, nos casos de financiamentos integrais, ter renda per capita (por pessoa), de até três salários mínimos. Se o estudante optar pelo financiamento parcial, é critério de renda familiar é de e até cinco salários mínimos.
Como dito anteriormente, o Fies utiliza as notas do Enem como base no processo de seleção.
Para ter acesso as notas, é necessário acessar a Página do Participante com o login da plataforma gov.br. Caso o estudante não lembre a senha, o portal dispõe da opção de recuperá-la. Basta digitar o CPF e selecionar a opção “Avançar”. Em seguida clique em “Esqueci minha senha”, escolha uma das alternativas de recuperação, preencha os dados solicitados e gere uma nova senha.
Em síntese, o cronograma do Fies divulgado pelo MEC está dividido nas seguintes etapas:
Inscrição: de 07 a 10 de março de 2023;
Resultados: 14 de março de 2023;
Inscrição complementar: 15 a 17 de março de 2023
Pré-seleção dos candidatos da lista de espera: 14 de março de 2023
A princípio, existia um prazo de 18 meses após a conclusão do curso para o que estudante começasse a realizar a quitação da dívida. Contudo, após mudanças ocorridas no programa em 2018 a fase de carência foi excluída.
Já a fase de amortização se inicia quando o estudante de fato finaliza o curso e deve iniciar os pagamentos. É utilizada para calcular em quantos anos a dívida deverá ser paga. Segundo o MEC, o cálculo é o seguinte: a quantidade de anos de duração do curso será multiplicada por 3, por exemplo, nos casos de graduação de 4 anos, o estudante que teve o ensino superior financiado, terá prazo máximo de 12 anos para quitar toda a dívida.