Educação

Fies 2023/2 receberá inscrições em julho; veja aqui o cronograma

O Ministério da Educação (MEC) já divulgou o edital da 2ª edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2023, com o cronograma completo do processo seletivo para o segundo semestre deste ano. Além das datas, o documento apresenta todas as regras e procedimentos para a participação no Fies 2023/2.

O Fies é um programa promovido pelo Governo Federal através do MEC que visa o ingresso de estudantes no ensino superior em instituições privadas. Através do programa, o governo oferta oportunidades de financiamento estudantil para que os estudantes possam pagar seus estudos em universidades privadas.

Participam do programa as instituições particulares de todo o país que aderirem o Fies como uma forma de ingresso. Segundo o calendário do MEC, o prazo para a adesão ao Fies 2023/2 foi de 16 a 23 de maio.

O MEC ainda não informou o número de financiamentos ofertados para esse segundo semestre. Na 1ª edição do Fies 2023, a oferta foi de mais de 67 mil oportunidades.

Período de inscrição

De acordo com o cronograma, o período de inscrição para o Fies 2023/2 será do dia 4 ao dia 11 de julho de 2023. O estudante deve se inscrever de forma virtual, acessando o sistema do Fies através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Para se inscrever, o estudante deverá fazer login com o cadastro usado em gov.br. Além de escolher uma opção de curso, o candidato deverá informar todos os dados pessoais, escolares, de renda e de contato solicitados no requerimento de inscrição. Não há cobrança de taxa de inscrição.

Quem pode se inscrever?

A classificação dos candidatos inscritos no Fies é tradicionalmente feita a partir do desempenho obtido pelos candidatos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Portanto, segundo as regras do programa, podem participar do Fies estudantes que tenham o Ensino Médio completo, que tenham feito qualquer edição do Enem ocorrida a partir de 2010 e que se enquadrem nos critérios de renda indicados no edital.

O MEC não aceita a participação de estudantes que tenham feito as provas do Enem na condição de “treineiros”. Além disso, o candidato precisa ter atingido, no mínimo, 450 pontos na média geral das provas, e ter nota acima de zero na prova de redação.

Em resumo, conforme o edital, para se inscrever no Fies e concorrer a um financiamento, o candidato precisa:

  • Ter feito qualquer edição do Enem, a partir de 2010;
  • Ter atingido, no mínimo, 450 pontos na média geral das provas;
  • Não ter zerado a redação;
  • Possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Resultado

Para a classificação dos candidatos, o Fies considera as notas das quatro provas o objetivas (linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias) e da prova de redação do Enem, além dos critérios de renda. Conforme indicado no edital, o resultado conta uma chamada regular e com chamadas feitas através da lista de espera.

De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado do Fies 2023/2 está prevista para o dia 11 de julho. Os pré-selecionados na 1ª chamada deverão complementar as informações entre 12 e 14 do mesmo mês. Essa etapa é obrigatória para garantir o financiamento. 

O edital indica ainda que os candidatos não selecionados na chamada regular continuarão na disputa através da lista de espera, cuja pré-seleção acontecerá no período de 18 de julho a 29 de agosto.

Cronograma do Fies 2023/2

  • Período de inscrição: 04 a 07/07
  • Pré-seleção da 1ª chamada: 11/07
  • Período de complementação das informações da 1ª chamada: 12 a 14/07
  • Pré-seleção da lista de espera: 18/07 a 29/08

Para mais informações, acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Leia também UEPG divulga cronograma do Vestibular 2023, ingresso 2024; confira aqui o período de inscrição.