Termina nesta sexta-feira, dia 17 de março, o prazo para complementar as informações dadas no momento da inscrição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2023/1. De acordo com o cronograma do programa, os estudantes pré-selecionados devem fazer a complementação dos dados até as 23h59 de hoje (horário de Brasília).
Conforme as orientações do edital, esse procedimento deve ser feito virtualmente, por meio do site do Fies no Portal Único.
Após complementar as informações, os candidatos pré-selecionados deverão validar suas informações em até 5 dias úteis na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) das instituições de ensino para as quais foram aprovados. Para realizar essa validação, os estudantes devem realizar a entrega física ou digital/eletrônica de documentação exigida.
Depois disso, no prazo de até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, o candidato deverá validar suas informações em um agente financeiro.
O MEC recebeu as inscrições da 1ª edição do Fies 2023 no período de 7 a 10 de março. Somente os candidatos que cumprem os pré-requisitos estabelecidos no edital puderam participar.
Desse modo, para realizar a inscrição no programa, o estudante precisou ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2010 e 2022; ter obtido nota de, no mínimo, 450 pontos na média geral das provas; ter obtido nota maior que zero na prova de redação; e ter renda familiar mensal bruta de até três salários mínimo per capta.
Ao todo, essa edição do Fies recebeu 205.177 inscrições. De acordo com os dados do MEC, estão sendo ofertados 67.301 financiamentos através do Fies 2023/1. As oportunidades são para 1.389 instituições particulares de ensino superior de todo o Brasil. O curso com maior procura foi o de Medicina, com 104.136 inscrições.
Os candidatos não pré-selecionados nessa chamada estão automaticamente inclusos na lista de espera. Conforme o cronograma, a divulgação da pré-seleção da lista de espera está prevista para o período de 21 de março a 18 de maio.
Acesse o site do Fies para mais informações.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!