Nesta quarta-feira (18), a Caixa Econômica Federal realiza mais uma liberação extraordinária do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Segundo informações, quase todas as pessoas com saldo ativo na conta podem receber o benefício. Entretanto, existem casos em que a liberação não é permitida mesmo com a presença do saldo.
A Caixa Econômica Federal explica que existem basicamente quatro situações em que o saldo do trabalhador pode ser bloqueado. Elas estão listadas abaixo:
A Caixa Econômica Federal está liberando hoje(18) o saque extraordinário do FGTS para as pessoas que nasceram no mês de junho. Segundo o banco, o dinheiro caiu na conta dos indivíduos deste grupo desde as primeiras horas da manhã. A movimentação pode ser feita através do app do Caixa Tem.
É preciso atentar para não confundir bloqueio com falta de solicitação. Segundo a Caixa, a maioria dos usuários não precisa solicitar o dinheiro do FGTS, ou seja, ele cai na conta do aplicativo digital de forma automática. Entretanto, há situações específicas em que o cidadão precisa realizar a solicitação.
Caso o indivíduo que faz aniversário em junho perceba que o dinheiro não caiu na conta, ele pode abrir o app do FGTS para entender o que aconteceu. Ao entrar em seu perfil, ele pode verificar se a falta de pagamento foi ocasionada por uma falta de solicitação ou se foi um bloqueio da conta provocado por algum dos quatro motivos listados acima.
Segundo informações da Caixa Econômica Federal, as resoluções dos bloqueios do saldo do FGTS variam de acordo com o motivo alegado para o mesmo bloqueio. Dessa forma, cada caso possuirá uma solução diferente.
Imagine, por exemplo, que uma decisão judicial impediu o uso do FGTS porque o titular do saldo está atrasando os pagamentos de uma pensão alimentícia. Neste caso, o dinheiro somente será liberado depois que a dívida for quitada.
Na maioria dos outros casos de bloqueio, a dica é comparecer até uma agência da Caixa Econômica Federal e falar com um atendente. A ideia é perguntar ao funcionário do banco qual seria a melhor maneira de resolver o seu problema específico.
Pouco mais de 3,6 milhões de brasileiros estão aptos ao recebimento dos valores do FGTS extraordinário liberado nesta quarta-feira (18) pelo Governo Federal. Neste lote, a estimativa é de depósito de mais de R$ 2,6 bilhões.
Segundo informações do poder executivo, pouco mais de 18,1 milhões de brasileiros já receberam o direito de movimentar o dinheiro do Fundo de Garantia Extraordinário. São cidadãos que nasceram entre os meses de janeiro e maio.
A expectativa é que os usuários que nasceram nos meses de julho, agosto e setembro recebam o benefício ainda neste mês de maio. Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do FGTS extraordinário.