Trabalhadores com carteira assinada e contas vinculadas ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) podem pedir a revisão de valores de seus benefícios. O Banco Central (BC) liberou o sistema de consultas que os cidadãos verifiquem se possuem valores a receber.
Os trabalhadores que estiverem vinculados ao FGTS desde 1999 podem entrar com um pedido de reajuste. A revisão se trata de um recálculo sobre o saldo do Fundo de Garantia, com um acréscimo baseado na correção monetária ao longo dos últimos anos.
Veja também: FGTS será para 40 milhões de trabalhadores com valores de até R$ 1.000
Basta o trabalhador entrar com uma ação na Justiça para verificar se possui direito a revisão. Neste sentido, o prazo até o pagamento dependerá da decisão do STF (Superior Tribunal Federal). A expectativa é que a votação ocorra ainda em 2022.
Para solicitar a revisão, é necessário entrar com um processo através dos Juizados Especiais Federais até o limite de 60 salários mínimos (R$ 72 mil em 2022). Cabe salientar que o procedimento não exige a presença de um advogado para o acompanhamento legal.
Na prática, é necessário apresentar um documento de identificação pessoal e informar que deseja reajustar o saldo do FGTS. Ao entrar com o pedido no Juizado Especial Federal, o trabalhador consegue acompanhar o processo completo.
Para conferir o saldo disponível nas contas do fundo, basta seguir o passo a passo abaixo: