Direitos do Trabalhador

FGTS: Como usar o saldo para pagar financiamento imobiliário atrasado?

Trabalhadores que possuem financiamento habitacional atrasado podem usar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quitar a dívida. No entanto, a possibilidade é válida até 31 de dezembro deste ano.

Normalmente, existem apenas duas situações que possibilitam destinar o saldo do FGTS para o pagamento da casa própria, sendo para a compra ou construção de um imóvel e para a amortização de parcelas do financiamento imobiliário.

Embora a utilização dos recursos para quitar parcelas imobiliárias em atraso seja uma novidade e temporária, os trabalhadores podem usar o saldo para pagar até 12 prestações atrasadas.

 

Veja como negociar as parcelas em atraso usando o FGTS

Em resumo, o trabalhador deve procurar o banco onde fez o financiamento habitacional e solicitar a utilização do seu FGTS para abater até 80% de cada prestação, lembrando que o limite é de 12 parcelas em atraso.

Condições para utilizar o FGTS para quitação de prestações atrasadas:

  • O valor do imóvel deve ser de até R$ 1,5 milhão;
  • O trabalhador precisa ter três anos atuando no regime CLT, consecutivos ou não. Lembrando que não é necessário estar trabalhando atualmente;
  • O trabalhador não pode possuir outro imóvel no município onde trabalha ou tem residência;
  • O trabalhador não pode ter outro financiamento ativo no SFH (Sistema Financeiro de Habitação).

Em caso de dúvidas, o interessado pode acessar os canais oficiais da Caixa, no telefone 4004-0104, para capitais e regiões metropolitanas, ou no 0800 104 0104, para demais regiões.

 

Como consultar o saldo?

O trabalhador pode consultar o seu FGTS de várias formas. Portanto, veja cada uma delas a seguir:

Por SMS

Sendo uma das formas mais práticas de consultar o FGTS, o trabalhador pode aderir a opção de receber mensagens de textos (SMS) quando houver alguma movimentação em suas contas no Fundo de Garantia.

 

Por correspondência

Outra forma de receber o extrato do FGTS é em sua própria residência. O trabalhador pode ter acesso às informações a cada dois meses, basta informar o endereço completo no site do órgão, em uma agência da Caixa ou pelo telefone 0800 726 01 01.

 

No site ou aplicativo

Por fim, é possível consultar o extrato do FGTS através do site da Caixa ou pelo aplicativo FGTS. Pelo site, o trabalhador deve informar o NIS (PIS/Pasep) ou a Senha Cidadão. A consulta pelo aplicativo também é simples, no entanto, é preciso baixá-lo.