Economia

FGTS: Veja como consultar se você tem direito ao saque-extraordinário

O crédito dos valores do FGTS acontece por meio de uma conta poupança social digital, o Caixa Tem. A partir do dia 20 de abril, será possível consultar os valores e os saques estão permitidos até o dia 15 de dezembro.

Os trabalhadores já podem consultar se têm direito a receber o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de até R$ 1 mil, além dos valores e datas para receber o dinheiro. As consultas acontecem diretamente no site da Caixa Econômica Federal, por uma versão atualizada do app do FGTS ou mesmo nas agências da Caixa.

Nesse meio tempo, alguns usuários relataram que estão com dificuldades de acessar o aplicativo, que de acordo com a Caixa Econômica Federal, o serviço inclusive já foi normalizado. Através da consulta pelo site do FGTS, foi possível identificar se o trabalhador tem ou não direito ao saque extraordinário do FGTS.

Aplicativo do FGTS recebeu uma versão atualizada

Desde a última sexta-feira (8), o aplicativo do FGTS recebeu uma versão atualizada e além da consulta através do app, é possível conferir informações diretamente nas agências da Caixa Econômica Federal. De acordo com as informações, é possível consultar o valor a ser creditado e a data de crédito que consta na Poupança Social Digital.

O dinheiro que é depositado nas contas do FGTS é referente a cada trabalhador com carteira assinada e que só pode ser sacado dentro de algumas situações específicas, como na demissão sem justa causa, que pode acontecer durante a compra da casa própria ou na aposentadoria.

No último mês, o Governo Federal publicou uma nova Medida Provisória que libera o saque extraordinário. Através do site da Caixa Econômica Federal, informando o número do NIS (PIS/PASEP), que consta na Carteira de Trabalho ou em um extrato antigo que o trabalhador tenha em posse, além de usar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador.

Caixa Econômica divulgou o valor que será pago aos trabalhadores que têm direito ao Fundo

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente tanto para dispositivos móveis iOS como também para Android. De acordo com o comunicado da Caixa Econômica Federal, logo serão liberados cerca de R$ 30 bilhões para aproximadamente 42 milhões de trabalhadores que hoje têm direito ao saque.

Os pagamentos do fundo de garantia terão início no dia 20 de abril e se estenderá até o dia 15 de junho, sempre de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Os primeiros a receber serão os nascidos no mês de janeiro, logo no dia 20 de abril. Desse modo, se estenderá até o próximo dia 15 de dezembro o período de saques.

Vale ressaltar, que qualquer pessoa que tenha conta do FGTS ativa ou inativa, vai poder realizar o saque. No caso do titular da conta possuir mais de uma conta, a organização para realizar o saque procederá da seguinte maneira: acima de tudo, as contas relativas a contratos de trabalho que foram extintos, tendo início pela conta com