FGTS: cinco pontos para entender como funcionará o crédito extraordinário
Governo Federal liberou a possibilidade de retirada de crédito extraordinário do FGTS para trabalhadores com carteira assinada
O Governo Federal anunciou nesta quinta-feira (17) a liberação dos saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores com carteira assinada. O plano é que cada usuário possa retirar até R$ 1 mil. Essa informação já tinha sido adiantada pelos veículos de imprensa desde o início desta semana.
Junto com o anúncio da liberação do FGTS, o Governo deu alguns detalhes sobre essa etapa de pagamentos. Nossa equipe separou um guia com as cinco perguntas mais comuns sobre essa decisão. Veja abaixo:
Perguntas e respostas
Quem poderá fazer o saque do FGTS?
De acordo com as informações do próprio Governo Federal, o benefício do FGTS poderá ser retirado por pessoas que tenham vínculo ativo com o Fundo e que tenham algum saldo disponível para saque, seja nas contas ativas ou inativas. A expectativa é que pouco mais de 40 milhões possam receber o dinheiro.
Sou obrigado a pegar a quantia?
Não. De acordo com o Governo Federal, a retirada do saldo do FGTS é facultativa nesta fase. O trabalhador que não quiser o dinheiro, poderá informar isso através do aplicativo do Caixa Tem.
E se eu apenas não sacar?
Segundo o Governo Federal, o plano é esperar para saber como cada trabalhador movimentará o seu dinheiro. Depois do dia 15 de dezembro, o saldo das pessoas que não fizeram nenhum tipo de movimentação voltará para os cofres públicos.
Como será feito o crédito?
O Governo Federal afirma que o crédito do valor do FGTS acontecerá na conta poupança social digital. A maioria das pessoas conhece como Caixa Tem. O Planalto afirma que não haverá nenhum tipo de custo adicional para os indivíduos que fizerem essa movimentação.
Como fazer o pedido?
De acordo com o Governo Federal, o cidadão não precisará fazer nenhum tipo de solicitação para receber esse dinheiro do FGTS extraordinário. Tudo deverá acontecer de forma automática. Então basta esperar para que a quantia chegue na conta.
Sobre o Caixa Tem
Alguns cidadãos que não possuem o Caixa Tem podem se perguntar o que acontecerá na situação deles. Como dito, o Governo Federal fará o depósito do FGTS justamente na conta social digital do aplicativo.
O Planalto, no entanto, explica que esse cidadão que ainda não tem essa conta, não precisa se preocupar. O próprio Governo Federal criará um Caixa Tem de maneira automática. Também não há custo adicional para os novos usuários.
O Caixa Tem é mais conhecido pelas pessoas que estão dentro do Auxílio Brasil. Quem não está, pode fazer o download da aplicação e criar um login. Todo o processo não demora mais do que alguns poucos minutos.
FGTS
O Governo afirma ainda que os saques do FGTS começarão a acontecer a partir do próximo dia 20 de abril deste ano. É preciso seguir um calendário que dividirá as pessoas por mês de nascimento.
Quem nasceu em janeiro, por exemplo, recebe no dia 20 de abril. Os usuários que fazem aniversário em fevereiro poderão retirar a quantia a partir do dia 30 do mesmo mês. O último repasse acontece no dia 15 de junho para os nascidos em dezembro.