O Governo Federal criou um canal em parceria com a Caixa Econômica Federal exclusivo para troca de informações referentes ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
O Conectividade Social ICP é uma plataforma digital que pode ser acessada em qualquer dispositivo conectado à internet, isso porque não se trata de um aplicativo. O canal é utilizado pelas empresas para o envio de informações sobre o FGTS para a Previdência Social.
Além disso, a comunicação da plataforma abrange sindicatos, órgãos públicos, entre outros. Recentemente, o canal passou por uma atualização trazendo mais acessibilidade e novas funcionalidades.
Para ter acesso a ferramenta é preciso ter em mãos o Certificado Digital padrão ICP-Brasil. Este documento é emitido por qualquer Certificadora vinculada ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI.
Para solicitar o certificado é necessário apresentar os seguintes documentos:
Com o certificado, basta entrar no Conectividade Social ICP e informar a senha. A plataforma permite acesso a várias funções diferentes. Confira a lista de recursos acessíveis abaixo:
De modo geral, o Conectividade Social é destinado a empregadores que se enquadram como MEI (Microempreendedores Individuais), empresas optantes pelo regime tributário Simples Nacional com até 10 colaboradores, ME (Microempresa) e EPP (Empresa de Pequeno Porte).