O termo “feudalismo” é usado para denominar uma forma de organização política, econômica e social presente na Europa medieval.
O assunto é muito cobrado por questões de história geral da prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, e também dos vestibulares.
Assim, para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre o feudalismo. Vamos conferir!
Como mencionado, o feudalismo foi uma forma de organização política, econômica e social predominante na Europa entre os séculos V e XV, período que compreende a Alta e a Baixa Idade Média.
O termo.”feudo” é usado para definir a grande propriedade rural que funcionava como centro do sistema feudal. Nele viviam o senhor feudal, os servos e os camponeses.
A organização da sociedade feudal era baseada na posse de terras. Dessa maneira, o senhor feudal, doava terras aos outros senhores, como uma forma de recompensa pela participação em grandes batalhas e em outros serviços. Os grandes senhores eram os suseranos, e, por sua vez, concediam as terras ganhas para os vassalos, ou seja, os senhores menos poderosos e que atuam como cavaleiros nas guerras.
A sociedade era formada por camadas sociais diferentes conforme os privilégios que cada um possuía. Existiam três estratos formados pela nobreza, pelo clero e pelos servos. A nobreza era composta pelos senhores feudais, proprietários de terras que tinham poderes políticos, administrativos e jurídicos.
O clero era formado pelos membros da Igreja, que possuíam uma grande extensão de terra e muita influência social. Os servos, por fim, eram subordinados e deviam pagar impostos.
A economia no período era marcada pela autossuficiência, ou seja, por produções agrícolas de subsistência. Quando havia colheitas significativas, os excedentes eram trocados em feiras na cidade pelos mais variados bens.