Enem e Vestibular

FEMA abre período de inscrição do Vestibular de Medicina 2024

O Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (FEMA) abre nesta segunda-feira, dia 31 de julho, às 10h, o período de inscrição para o Vestibular de Medicina 2024. Conforme o cronograma, os interessados poderão se inscrever até o dia 20 de setembro de 2023.

O processo seletivo visa o ingresso de novos alunos para ingresso no 1º semestre letivo de 2024. Ao todo, a instituição está ofertando 44 vagas para Medicina (período integral).

De acordo com o edital, a instituição responsável por organizar e realizar o processo seletivo é a Fundação Vunesp. Portanto, todos os procedimentos deverão ser feitos através do site da Vunesp.  

Vestibular de Medicina 2024: Inscrições

As inscrições serão recebidas virtualmente, através do site da Vunesp. Portanto, os interessados devem acessar a página do vestibular no referido período e realizar o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição.

No momento do cadastro, é necessário informar todos os dados pessoais, escolares e de contato solicitados. Após enviar as informações, o estudante deverá gerar e imprimir o boleto para pagamento da taxa de inscrição, cujo valor varia de acordo com a data . 

Para inscrições feitas até o dia 27 de de agosto, com vencimento no dia 28 de agosto, o valor da taxa é de R$ 310,00 (trezentos e dez reais). Já para inscrições feitas entre 28 de agosto e 20 de setembro, com vencimento do boleto em 21 de setembro, o valor é de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais). 

Vestibular de Medicina 2024: Provas

A classificação dos candidatos será feita a partir do desempenho por eles obtido em provas compostas a partir dos componentes curriculares do Ensino Médio e aplicadas pela Fundação Vunesp.

De acordo com o cronograma, a aplicação das provas está marcada para o dia 12 de outubro de 2023 e acontecerá no período da tarde, das 14h às 18h (horário oficial de Brasília). 

Os candidatos responderão a uma Prova de Conhecimentos Gerais e uma Prova de Redação em Língua Portuguesa. A prova de conhecimentos gerais será composta por questões objetivas de múltipla escolha sobre as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa (10 questões);
  • Língua Inglesa (6 questões);
  • História (5 questões);
  • Geografia (5 questões);
  • Biologia (10 questões);
  • Química (10 questões);
  • Física (7 questões); e
  • Matemática (7 questões).

O edital indica ainda que a avaliação poderá conter questões interdisciplinares. Já a prova de redação apresentará um tema da atualidade, com a proposta de escrita de um texto do tipo dissertativo-argumentativo. 

O ingresso dos aprovados no Vestibular de Medicina FEMA 2024 será no 1º semestre letivo do próximo ano. Imagem: FEMA/ Divulgação

A Vunesp deve liberar a consulta ao ensalamento a partir do dia 5 de outubro de 2023. O local de prova será no Campus da Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA, mantenedora do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis – IMESA. 

Os candidatos deverão comparecer aos locais de prova com antecedência munidos de documento oficial de identificação com foto.

Resultados

A Vunesp deve liberar os gabaritos das provas no dia 13 de outubro, cabendo a interposição de recursos, exclusivamente on-line. 

Já a divulgação dos resultados do Vestibular de Medicina 2024 a partir das 15h do dia 9 de novembro de 2023. Na mesma data, a instituição deve divulgar a lista de convocados para a matrícula em 1ª chamada. 

Orientações para matrícula

Conforme as orientações do edital, as matrículas de 1ª chamada ocorrerão nos dias 10, 13 e 14 de novembro. Os candidatos deverão apresentar todos os documentos de forma virtual.

Ainda de acordo com o edital, para a matrícula, o FEMA exige a apresentação do certificado de conclusão do ensino médio e o respectivo histórico escolar, além de documentos de identificação como a Cédula de Identidade (RG) e o CPF do candidato aprovado, entre outros.

Acesse o edital do Vestibular de Medicina para mais informações.

Leia também UFRGS encerra prazo para envio dos pedidos de isenção do Vestibular 2024; saiba mais.