A felicidade nas empresas pode ser estimulada? É possível ajudar os colaboradores a se sentirem mais felizes e realizados no ambiente de trabalho?
Se você tem essas dúvidas, então não deixe de acompanhar o nosso guia de hoje! Pois nele lhe daremos muitas respostas interessantes. Acompanhe!
Sim, mas para isso é necessário entender o que é essa tal “felicidade”. Isso porque muitas pessoas acreditam que a felicidade é um estado contínuo que deve ser alcançado. Porém, a felicidade não é eterna.
Ela é presente de modo recorrente quando estamos satisfeitos com o trabalho e com a vida, mas, ela “vai e volta”. Ou seja, é humanamente impossível ser constantemente feliz.
Até porque precisamos de doses de tristeza e insatisfação para, de fato, saber que estamos felizes, quando estamos.
Por isso, quando se pensa em estimular a felicidade nas empresas, lembre-se dessa premissa de que não é possível fazer um funcionário feliz o tempo todo. Sempre haverá prós e contras. Mas, prezamos para que os prós sejam sempre vencedores e compensadores.
Entendido que a felicidade nas empresas pode ser alcançada e estimulada, todos os dias, mas sem a garantia de que a pessoa estará feliz o tempo todo, vamos agora às dicas que podem ajudar nessa empreitada:
Hoje em dia, a flexibilidade no trabalho se tornou quase uma regra para a felicidade nas empresas. Afinal, a gente sabe que uma série de atividades não precisam ser executadas em um horário fixo e rígido, não é mesmo?
É possível que muitas ações sejam desenvolvidas a distância, em horários flexíveis e alinhados à produtividade dos colaboradores.
Oferecer isso a eles é garantir mais bem-estar durante o expediente.
Escutar ativamente, ou seja, sem julgar ou tentar “adivinhar” o que o colaborador irá dizer, é uma forma de prestar acolhimento diante das dificuldades.
E esse tipo de acolhimento pode ser essencial nos momentos difíceis. Afinal, muitas vezes, o que desejamos é falar sobre o que sentimos e tememos. E ao falarmos, “esvaziamos” as dores e nos sentimos mais leves e de bem com a vida para, assim, se sentir pleno nas atividades diárias.
Oferecer estímulos que geram bem-estar também é interessante. Para isso, manter um ambiente limpo, organizado, com um cheiro bom (através da aromaterapia), com almofadas e cadeiras confortáveis, e demais itens nesse sentido, são formas de ajudar a estimular a felicidade nas empresas.
Incentive os cuidados com a saúde mental. Se possível, ofereça convênios com profissionais da saúde mental para que as pessoas se sintam instigadas a buscar esse suporte.
Por fim, procure incentivar o plano de carreira e estimular planos de ação dentro da empresa. Assim, a pessoa começa a trabalhar o seu próprio propósito e consegue sentir mais plenitude no que faz. Esta é mais uma forma de estimular a felicidade nas empresas.