Muitas pessoas se perguntam sobre o feedback mensal ou semanal. Afinal, qual a melhor alternativa? O que pode trazer mais resultados positivos? O que realmente gera um efeito interessante no dia a dia dos colaboradores?
Neste conteúdo, apresentamos uma série de questionamentos que podem lhe ajudar a selecionar a melhor opção de feedback para os seus funcionários. Acompanhe para saber mais.
Qual feedback é melhor? Feedback mensal ou semanal?
Na realidade, entre feedback mensal ou semanal, vence aquele que fizer mais sentido para o seu time de colaboradores. Isso significa que não existe um “único modelo bom” para todas as pessoas. Cada situação exige um olhar específico, a fim de garantir o bom resultado da ação do feedback.
A seguir você verá alguns questionamentos que podem lhe ajudar a fazer um verdadeiro “levantamento” da sua realidade para, assim, encontrar a melhor opção para o seu caso. Continue lendo.
1. Qual o prazo de cada meta?
Antes de estabelecer uma opção entre feedback mensal ou semanal, analise o prazo de cada meta. Será que é necessário se reunir todas as semanas para atingir a meta X? Ou é melhor fazer essa conversa a cada 30 dias, para analisar o desenvolvimento e crescimento de cada colaborador?
Analise essa situação com cuidado, pois algumas metas de longo prazo exigem fortes ações semanais, e aqui o feedback a cada 7 dias pode ser pertinente.
2. Existem pontos a serem tratados todas as semanas?
Será que existem assuntos que devem ser discutidos semanalmente? Ou é melhor deixar isso para mais tarde? Pense nisso!
Alguns apontamentos podem sim ser fundamentais ao longo de uma semana, mas outros podem ser discutidos apenas a cada 30 dias. Saiba mensurar o que é mais importante para os projetos que você lidera.
3. Como aconteceram as últimas sessões de feedback?
Reflita sobre como aconteceram as últimas sessões de feedback na sua empresa: se foram mensais, você sentiu falta de uma proximidade semanal? Se foram semanais, você sentiu uma sobrecarga desnecessária de reuniões de feedback? Analise isso com cuidado!
Afinal, pode ser que em algumas circunstâncias o feedback semanal foi realmente efetivo, mas não necessariamente precisa ser mantido para sempre. Pense sobre isso.
4. Quais feedbacks trouxeram melhores resultados?
Quais sessões de feedback trouxeram melhores resultados no curto, médio e longo prazo? Esses dados também devem ser levantados para que você escolha entre feedback mensal ou semanal.
Analise com muito cuidado, encontrando uma média para os seus resultados. Afinal, uma única sessão mensal pode ter trazido bons resultados em algum momento, mas em outro pode ter deixado a desejar. Seja bem crítico por conta disso!
Trabalhe com dados, não com achismos
Busque trabalhar com dados, e não com achismos. Por isso, antes de decidir entre feedback mensal ou semanal, analise bem os resultados das suas sessões, os fatores que precisam ser melhorados, e assim por diante.
Dessa forma você eleva as suas chances de desenvolver o seu time da melhor forma possível.
Boa sorte nas suas descobertas!