Muitas pessoas quando estão no sufoco, logo pensam em fazer empréstimo para limpar nome e poder retomar a vida financeira mais tranquilamente. Mas, quando isso vale a pena? Existem muitos riscos ou é algo vantajoso? Veja os detalhes na matéria que o Notícias Concursos preparou nesta quinta (19).
Quais riscos podem existir na hora de fazer empréstimo para limpar nome?
Fazer empréstimo para limpar nome implica em muitos quesitos que precisam ser analisados, uma vez que possui estreita relação com a saúde financeira do cidadão. Assim, se houver alguma desvantagem na solicitação, esta irá impactar no dia a dia diretamente.
Ademais, alguns riscos são:
- Dificuldades no pagamento da dívida;
- Falta do dinheiro pelo alto comprometimento de renda;
- Atraso que resulta no nome negativado;
- Impasse em contrair outras dívidas que são necessárias.
Dessa forma, quem for solicitar o dinheiro deve ter em mente tais questões, além de saber que todas as prestações deverão ser pagas em dia até quitar o valor todo. Com isso, o cidadão conseguirá ter um planejamento seguro, evitando possíveis imprevistos.
Assim, confira: Nubank oferece empréstimo que pode ser pago em até 2 anos; veja
Quando os empréstimos valem a pena?
Como citado, as desvantagens de fazer empréstimo para limpar nome acompanham a pessoa até todo o débito ser pago. Por isso, é preciso ser algo bem planejado. Dessa forma, esse tipo de transação vale a pena na situação em que, após análise, o pedido realmente conseguirá ser pago sem prejuízos financeiros em outros âmbitos da vida do indivíduo.
Empréstimos mais vantajosos
Existem várias modalidades no mercado, com cada uma possuindo características distintas. Portanto, devem ser analisadas calmamente para que se possa optar sempre pelo que vá atender a todos objetivos de uma só vez.
Refinanciamento do veículo
Conhece-se os refinanciamentos dos veículos também como empréstimos com a garantia de veículos. Então, nessa modalidade, utiliza-se o bem móvel como garantia, com a linha de crédito funcionando como as restantes. Quer dizer, a diferença é que quando as prestações não são pagas, o credor utiliza o veículo ofertado como segurança da forma do pagamento.
Refinanciamento do imóvel
Assemelha-se ao refinanciamento do veículo. Mas, nesse caso, o credor torna-se dono indireto da garantia, ou seja, do imóvel, enquanto o solicitante do empréstimo possui apenas usufruto da residência.
Empréstimo pessoal
Empréstimos pessoais são os serviços de crédito mais conhecidos entre os cidadãos brasileiros. Portanto, nessa forma de empréstimo, as garantias do valor não existem. Por conta disso, as taxas dos juros são mais altas em comparação às outras modalidades.
Assim, esse crédito é o mais indicado para os cidadãos que precisam de determinado valor emergencial. O motivo? O empréstimo pessoal tem liberação mais rápida do que as outras formas de crédito.
Para os negativados, fazer empréstimo para limpar nome tem que se pensar bem. O indicado é que buscar por produtos financeiros em diversas modalidades para encontrar quais são as melhores opções com as melhores condições.
Ademais, leia: Empréstimo pessoal: Veja quais são as melhores opções!