Como fazer amizade em um novo emprego? - Notícias Concursos

Como fazer amizade em um novo emprego?

Você sabe como fazer amizade em um novo emprego? Ainda não? Calma, fique tranquilo! Algumas ações podem começar a ajudá-lo a construir novas amizades no ambiente de trabalho, de uma forma relativamente natural.

Quer saber quais são essas medidas que podem ajudá-lo? Veja a seguir, no decorrer deste texto.

Como fazer amizade em um novo emprego?

Quando o assunto é relacionamento humano, é claro que não existe passo a passo ou manual de instruções para fazer com que tudo dê certo. Ainda assim, sabemos que algumas boas práticas são bem-vindas e podem “quebrar o gelo” quando iniciamos em um novo emprego. Veja algumas dicas que consideram esse pressuposto:

1. Sorria e seja gentil

Parece algo óbvio, mas acredite: há quem se esquece dessas premissas.

Ter uma postura gentil pode começar a quebrar o gelo entre você e seus novos colegas de trabalho. Por exemplo, segurar a porta do elevador ou se prontificar para ajudar alguém a carregar algo pesado são algumas das atitudes gentis que podemos colocar em prática.

Além disso, o sorriso também pode ajudar a cativar as outras pessoas e a tornar o momento mais leve.

2. Apresente-se quando for possível

A apresentação também deve acontecer na hora de fazer amizade em um novo emprego. Você não precisa “sair se apresentando” para todo mundo, o tempo todo, mas pode dizer o seu nome, perguntar o da pessoa e ter uma conversa bem breve sobre onde cada um trabalha na empresa, assim que for possível.

É o caso de se deparar com alguém na fila do elevador ou dentro dele, por exemplo. Prepare-se para se apresentar. 🙂

3. Pergunte algo

Perguntar algo é uma forma de puxar conversa e começar a fazer amizade em um novo emprego. Claro que você deve ter cautela, pois fazer perguntas muito óbvias ou ficar perguntando demais, atrapalhando a rotina dos outros, pode ser bem ruim.

Além disso, cuidado para não perguntar a mesma coisa mais de uma vez, salvo em casos em que você realmente não entendeu de primeira. Afinal, ficar questionando a mesma coisa muitas vezes pode mostrar que você não sabe escutar adequadamente a fala alheia. Fique atento.

4. Demonstre proatividade para ajudar

Se você percebe que algum colega de trabalho está tendo dificuldades para resolver alguma coisa, e talvez você possa conseguir ajudar, demonstre o seu interesse por isso. Deixe-o saber que você está disposto a dar um apoio a mais nesse momento e aproveite para conversar e conhecer um pouco mais sobre o outro.

5. Participe dos eventos e encontros da empresa

Se a sua empresa disponibiliza encontros e eventos entre os funcionários, aproveite este momento para se enturmar e conhecer novas pessoas. Apresente-se durante a festa, converse sobre assuntos cotidianos, e assim por diante.

Aos poucos, os laços podem começar a ser construídos, e você verá como será possível desenvolver amizade com algumas pessoas no trabalho.

Boa sorte na sua nova jornada e que você possa construir relações incríveis!

  • Participe de nosso Whatsapp e fique informado(a) em tempo real gratuitamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?