A Black Friday de 2022 teve um faturamento de R$ 6,1 bilhões entre os dias 24 e 28 de novembro. Se comparado com o mesmo período do ano anterior, o número é 23% menor, com uma variação de menos 6% no valor do ticket médio. Os dados fazem parte de um relatório da All in, empresa de tecnologia com soluções de DXP (Digital Experience Platform), feito em parceria com americanas advertising, Neotrust, Vindi, Octadesk, Melhor Envio, Opinion Box e Tray Corp.
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Alguns fatores explicam esse comportamento do consumidor brasileiro. Entre eles, o desempenho da economia e o jogo do Brasil na Copa do Mundo do Catar, contra a Sérvia, um dia antes da Black Friday, que pode ter dividido as atenções do público. Segundo o estudo, na véspera do dia de promoções, as redes sociais são dominadas por grandes promoções, de lojistas de vários setores. Mas dessa vez, o desempenho da seleção no jogo contra a Sérvia dominou as discussões.
O momento da economia também não ajudou. O grande período de alta da inflação e as taxas de juros mais altas impactam diretamente, e em várias categorias, segundo o estudo.
O cartão de crédito continua sendo a forma de pagamento favorita do brasileiro, concentrando 73,56% das vendas. Outro ponto que chama a atenção é o crescimento do pagamento em débito (260%) e via PIX (142%) em 2022, quando comparado ao mesmo período de 2021.
Os destaques da Black Friday
Os maiores faturamentos foram dos setores de Eletrodomésticos, que liderou a lista, seguido por Eletrônicos, Telefonia, Moda e Acessórios e Informática. Quando se mede o volume de pedidos recebidos, Moda e Acessórios salta para a primeira colocação da lista, depois vem Beleza e Perfumaria, Alimentos e Bebidas, Eletroportáteis e Utilidades Domésticas.
A taxa de clientes que voltaram a comprar nas mesmas lojas do ano anterior foi de 7,1%, percentagem maior do que a apresentada no relatório de 2021. Outro dado positivo foi o Abandono de Carrinho, que caiu 12,8%. Dados que revelam o acerto do lojista tanto nas promoções, descontos e benefícios quanto na atenção dada durante os atendimentos.
O WhatsApp, aliás, se consolidou como a principal forma de atendimento, com 91,49% das escolhas. Os chats (7,64%), Messenger (0,28%) e Instagram (0,56%) ficaram bem atrás.
O que mais foi buscado na Shopee em 2022
A Shopee, plataforma de comércio eletrônico, realizou um levantamento dos produtos mais buscados do ano. Entre os destaques apontados no Data Shopee estão bolsas femininas, tênis feminino, fone de ouvido, vestido e fone bluetooth.
Os termos “tênis femininos” e “bolsas femininas” foram os mais pesquisados entre todas as faixas etárias, inclusive entre os consumidores 50+, colocando a categoria de Moda entre as mais buscadas de 2022 na plataforma. Além disso, itens de mercado cresceram em número de busca com um aumento de procura por: chocolate, doces, creme de avelã, pasta de amendoim e leite condensado.
Ranking dos top termos mais buscados mês a mês:
- Janeiro: mochila, material escolar e bolsa feminina
- Fevereiro: fone de ouvido sem fio, bolsa feminina e mochila
- Março: fone de ouvido sem fio, bolsa feminina e tênis feminino
- Abril: fone de ouvido sem fio, bolsa feminina e tênis feminino
- Maio: bota feminina, tênis feminino e bolsa feminina
- Junho: bota e tênis feminino
- Julho: tênis e bolsa feminina e vestido
- Agosto: tênis e bolsa feminina e vestido
- Setembro: tênis e bolsa feminina e vestido
- Outubro: tênis feminino, bolsa feminina e sandália
- Novembro: árvore de natal, vestido e sandália
- Dezembro: vestido, sandália e tênis feminino
Ranking dos top termos mais buscados por categoria:
- Tecnologia: fone de ouvido sem fio, celular e caixa de som
- Moda: bolsa feminina, tênis feminino e vestido
- Casa & Decoração: papel de parede, tapete e garrafa de água
- Beleza: maquiagem, perfume e escova de cabelo
- Mercado: chocolate, doces e creme de avelã
- Saúde & Bem-estar: vibrador, sex shop e máscara descartável