A tecnologia é utilizada por diversas vertentes em todas as áreas de atuação na era digital, independentemente se estamos nos referindo a uma pessoa física ou jurídica. Visto que tecnologia está presente na rotina de todos os fluxos. Sendo assim, esse é um fator primordial para as empresas e para os serviços prestados em todos os segmentos.
Fatores tecnológicos modificam o comportamento de compra do cliente, ainda que essa mudança ocorra de forma indireta. Porém, o impacto ocorre diretamente no fluxo de serviços ofertados pelo concorrente; o que modifica uma empresa e pode torná-la obsoleta ou líder de mercado, a depender de sua administração.
Sendo assim, é necessário que a empresa entenda a tecnologia como uma vertente necessária no mercado atual, considerando todos os seus fluxos e amparando seus processos. Somente dessa forma, a empresa poderá elevar as suas chances de sucesso de maneira orgânica.
A tecnologia está presente nas empresas no seus processos, na fabricação dos produtos, na matéria-prima, nos fluxos operacionais e nas entregas que são feitas aos clientes; já que o fluxo de oferta e demanda ocorre diretamente na internet, de modo direto ou não. Os fatores tecnológicos criam novas ofertas na era digital, resultando em novas mudanças e novas necessidades para o cliente. Visto que a tecnologia está presente em todos os setores e em todas as áreas de atuação.
A impressão 3D trouxe uma nova maneira de criação, fazendo com que as empresas modifiquem seus fluxos, criando outras maneiras de realização de serviços. Haja vista que a tecnologia da impressão 3D é utilizada para diversas necessidades.
Por exemplo, na área da saúde é possível fabricar próteses através da tecnologia da impressora 3D; já algumas empresas utilizam a impressora 3D para fabricar peças de reposição de determinados produtos, ou seja, os fatores tecnológicos entregam inovações para as empresas de forma direta.
Por isso, uma gestão que não se atenta ao fluxo tecnológico fica aquém do seu potencial, o que certamente resultará em obsolescência de sua marca. Sendo assim, ao estudar o que o mercado tecnológico oferece para o seu nicho de atuação, o empresário eleva as chances de sucesso e direciona o seu investimento.
Portanto, não é possível negligenciar os investimentos em fatores tecnológicos no mercado atual. Pois, ao não adquirir um sistema resolutivo para a sua gestão, por exemplo, poderá perder dados e resultados, de modo que não atenda ao seu cliente. Sendo assim, todos os fatores tecnológicos estão interligados aos resultados de uma marca. Entretanto, a tecnologia deve ser utilizada de maneira direcionada para que a empresa evite fluxos desnecessários em investimentos que tendem ao desuso.