Empregos

Fatores intangíveis impactam na entrevista de emprego – veja dicas

É possível obter sucesso na entrevista de emprego através de alguns pontos de atenção. No entanto, são muitos fatores que impactam no resultado obtido por um candidato na entrevista de emprego. Por isso, é primordial demonstrar o seu potencial de forma direta ou indireta.

Fatores intangíveis impactam na entrevista de emprego

Entretanto, muitos desses fatores são intangíveis. No entanto, há alguns pontos fundamentais para que o candidato consiga demonstrar o seu potencial durante o processo seletivo.

Pontos fortes do seu currículo

Você deve ter clareza sobre quais são os seus pontos fortes. Sendo assim, analise o seu currículo e verifique em todas as experiências pelas quais você passou, quais são os seus pontos fortes.

Essa análise deve pontuar quais foram os resultados obtidos em suas empresas anteriores. Pois assim você pode levar para a entrevista de emprego resultados de projetos, ideias, sugestões, implementações etc. Por outro lado, também é importante que você conheça seus pontos de melhoria.

Pontos relacionados à sua postura corporal

A sua postura corporal requer atenção a alguns pontos. Confira: 

  • Evite cruzar braços e pernas;
  • Não gesticule excessivamente;
  • Atente-se a construção da sua narrativa;
  • Evite colocar objetos em seu colo;
  • Tenha cuidado para não interromper o entrevistador e demais candidatos em entrevista de grupo;
  • Fale pausadamente e controle o seu tom de voz;
  • Tenha um firme aperto de mãos, dentre outros pontos.

A cultura da empresa

Sabemos que conhecer a cultura da empresa para a qual você irá fazer a entrevista de emprego pode ser um ponto de apoio. Sendo assim, visite o site da organização e conheça a sua trajetória, missão, visão e valores.

Além disso, a cultura da empresa é uma orientação intangível quanto a sua vestimenta. Pois se a sua entrevista de emprego ocorrer em uma Startup, você poderá se vestir de maneira casual.

Faça adaptações relevantes

Certamente essas dicas são adaptáveis, porém, é importante que se prepare, de maneira que direcione o seu comportamento e eleve as suas chances de sucesso profissional.

Esses pontos citados são relevantes porque muitos profissionais no mercado atual são excluídos do processo seletivo por excesso de ansiedade. 

Não fique aquém do seu potencial

Sendo assim, essas são adaptações inerentes à situação de avaliação. Dessa forma, independentemente do cargo para o qual você estiver concorrendo, certamente a atenção a esses pontos pode demonstrar a sua capacidade, já que são muitos profissionais no mercado atual que são excluídos do processo seletivo por ficarem aquém de sua capacidade durante a entrevista de emprego.