A apresentadora Fátima Bernardes falou sobre a polêmica envolvendo o seu filho, Vinícius Bonemer, e um suposto pedido pelo Auxílio Emergencial em 2020. No programa Conversa com Bial, que foi ao ar nesta sexta-feira (16), ela disse que preferia que a polêmica fosse com ela.
“A gente quer que faça com a gente, mas não faça com o filho. Por que uma pessoa faz isso com um jovem que tá começando a vida? Procurei valorizar isso pra ele. Que a verdade ia aparecer e a gente sempre tem que tá disposto a enfrentar e correr atrás da verdade. Eu preferia que fosse comigo. É muito difícil desfazer uma fake news. É duro, é bem duro”, disse ela.
No ano passado, surgiu uma informação de que o filho da apresentadora com o jornalista Willian Bonner solicitou o pagamento de rodadas do Auxílio Emergencial. A informação foi correndo e o jornalista da TV Globo até gravou um vídeo para explicar que a informação não passava de uma fake news.
Recentemente, um novo processo de investigação mostrou que tudo não passou de uma fake news mesmo. Mas a apresentadora disse que teme pelo que vai acontecer com o filho no futuro. De acordo com ela, esse seria um tipo de mentira que iria sempre voltar de tempos em tempos.
Na época da revelação da história falsa, Willian Bonner foi até as redes sociais para dizer que o filho era vítima constante de golpes como isso. De acordo com ele, tudo isso começou a acontecer depois que ele teve o seu número de celular compartilhado.
As fake news sobre o Auxílio Emergencial não são um “privilégio” do filho de William Bonner e Fátima Bernardes. Em todo o Brasil, centenas de milhares de pessoas são vítimas de informações falsas sobre o tema o tempo inteiro. E essas fake news costumam crescer justamente neste período.
Isso porque como o Governo Federal já começou os pagamentos das novas rodadas, então muita gente se aproveita do alto interesse popular para tentar desinformar a população. Aliás, dentro desse contexto, os analistas dizem que a própria população tem que procurar se proteger desses ataques.
De acordo com esses analistas, é importante verificar se a informação é verdadeira sempre nos veículos de mídia tradicional. Ou se preferir, o cidadão pode checar a informação nos canais oficiais do próprio Governo. No caso do Auxílio Emergencial, esses canais são o site do Ministério da Cidadania e da própria Caixa Econômica Federal.
Em muitos casos, essas fake news acabam funcionando como um golpe. Meses depois do fim da primeira rodada, a Polícia Federal (PF) ainda está realizando uma série de procedimentos como apreensões e prisões de pessoas que supostamente se envolveram em desvios de dinheiro do novo Auxílio Emergencial.
Nesses casos, aliás, a maioria das vítimas não são jovens como Vinícius Bonemer. Os golpistas preferem atacar as pessoas mais idosas. Além disso, eles costumam se aproveitar a população mais carente. Isso porque eles sabem que as essas pessoas estão desesperadas pelo dinheiro neste momento.
Famoso ou não, quem é vítima de um golpe do Auxílio Emergencial precisa informar isso para as autoridades competentes. Isso porque você pode estar ajudando a Polícia a encontrar esses criminosos e consequentemente pode ajudar a evitar que esses criminosos façam novas vítimas.