Fatecs: Estudantes podem se inscrever para intercâmbio virtual até domingo, 16
Estudantes das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), do Centro Paula Souza (CPS), situadas em todo o estado de São Paulo, podem se inscrever no chamado intercâmbio virtual do Programa eMOVIES – Espaço de Mobilidade Virtual no Ensino Superior, promovido pela Organização Universitária Interamericana (OUI).
As inscrições estarão abertas até domingo, dia 16, para os alunos interessados em internacionalizar sua formação e se aprimorar em um novo idioma.
Para essa edição serão mais de 2,4 mil vagas de intercâmbio para jovens latino-americanos em cursos online de diversas áreas. Todos eles são ministrados por professores de instituições da Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Peru.
Vale dizer que os estudantes que desejam fazer sua candidatura precisam estar devidamente matriculados a partir do terceiro módulo de qualquer curso superior tecnológico nas Fatecs.
Para confirmar a inscrição, é preciso realizar um cadastro no sistema da Assessoria de Relações Internacionais (ARInter) do Centro Paula Souza. Também é exigido o preenchimento de formulário do catálogo de cursos.
No que consiste o intercâmbio virtual das Fatecs
O Programa eMOVIES – Espaço de Mobilidade Virtual no Ensino Superior oferece diversos cursos que poderão ser acompanhados via internet
Os alunos que se credenciarem e forem aprovados poderão cursar até duas disciplinas por semestre.
De acordo com o site do governo de São Paulo, o principal intuito do programa é impulsionar o crescimento profissional de estudantes, promovendo a internacionalização do currículo e a prática de língua estrangeira.
São oferecidos mais de 800 cursos distribuídos por sete instituições superiores de ensino. Englobam formações em várias áreas, como: Administração, Agronomia, Contabilidade, Ciência Política, Direito, Economia, Engenharia, Gestão Empresarial, Licenciatura, Marketing, Psicologia, entre outras.
Os cursos online vem à calhar neste ano de pandemia. Outra decisão tomada pelo Centro Paulo Souza nesse sentido foi de transformar o vestibular do 2º semestre de 2020 das unidades das Fatecs de todo o estado de São Paulo e também do Vestibulinho para o ingresso nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs).
As típicas provas foram substituídas pela análise do histórico escolar do candidato, sem a realização de prova presencial ou online. Essa medida levou em conta a pandemia de Covid-19 e a necessidade de distanciamento social.