A falta de vontade para treinar pode estar associada a muitos fatores, como ausência de um bom descanso, escolha equivocada das metas, comparação com outras pessoas que treinam, e assim por diante. Por isso, avaliar a situação com mais clareza e buscar formas de driblar o problema é um dos passos para enfrentar essa situação. Veja, neste texto, algumas dicas que podem ser interessantes.
Como driblar a falta de vontade para treinar?
A falta de vontade para treinar, às vezes, irá aparecer. Não quer dizer que não somos bons porque queremos, simplesmente, descansar. Até porque, nosso cérebro sempre preferirá descansar para poupar energia para “algo importante”. Porém, nosso corpo precisa do treino para ser mais saudável. É aí que entramos, em algumas situações, nessa batalha mental.
Só que além disso, existem outros fatores que podem atrapalhar o desejo de treinar da forma correta. E alguns desses fatores estão listamos logo abaixo. Saiba mais:
1. Não exagere na meta inicial
A falta de vontade para treinar pode estar associada com uma meta mal estipulada. Por exemplo, se o seu desejo é começar a correr todas as manhãs, será que vale a pena você colocar como meta correr 10 km no primeiro dia?
Além de ser arriscado para a sua saúde, há altas chances de você se sentir irritado e menos motivado para colocar isso em prática ao acordar.
Por isso, certifique-se de se colocar na sua realidade e desenvolver metas possíveis.
2. Faça o quanto antes
Quanto antes fazemos algo no nosso dia, maiores são as chances de concluirmos. Como assim? Pare e pense: quantas vezes você pensa em fazer muitas coisas no seu dia, mas, conforme as horas passam, você vai “reduzindo” aquele desejo… Nos treinos é igual.
Por conta desse efeito, buscar treinar logo ao acordar, antes de se cansar com a rotina do dia e antes de o seu cérebro criar desculpas, é um bom caminho para driblar a falta de vontade para treinar.
3. Se prepare no dia anterior
Preparar-se para o seu treino no dia anterior ajuda a poupar energia mental, o que contribui para uma maior disposição para os treinos.
Experimente deixar a roupa separada, o café da manhã organizado, etc. Tudo isso pode ajudá-lo a se vestir e se alimentar mais facilmente, sem “decidir” o que precisa ser feito ao acordar e, depois disso, é possível treinar com mais energia.
4. Busque as fontes certas de inspiração
Sabe aqueles influencers fitness que você segue no Instagram? Bem, eles podem não ser a melhor inspiração, já que podem fazer com que você se sinta diminuído e incapaz de atingir tais resultados que eles têm.
Então, se é assim que ocorre, que tal buscar fontes de inspiração acompanhando pessoas “normais” que, assim como você, estão em busca de motivação para treinar mais.
5. Comemore cada meta concluída
Por fim, não se esqueça de comemorar as metas que você consegue concluir.
A primeira meta era, simplesmente, treinar? Comemore essa conquista!
A segunda era correr 2 km? Comemore essa conquista.
E assim por diante. Comemorar as conquistas e perceber as nossas vitórias, dia após dia, pode ser uma fonte de motivação, ideal para driblar a falta de vontade para treinar. Pense nisso!