A falta de motivação no trabalho tem te atrapalhado e feito com que você se sinta sempre “parado”? A gente te entende… Afinal, lidar com esse sentimento, no dia a dia, não é tão fácil. O esgotamento mental, por exemplo, tende a aparecer e fazer com que o desenvolvimento da sua carreira fique estancado.
Mas como lidar com tudo isso? O que fazer para não permitir que a desmotivação te tire a chance de crescer no seu emprego? Veja as nossas dicas de hoje e vamos juntos pensar em formas de melhorar o clima na sua rotina de trabalho.
Para lidar com a falta de motivação no trabalho é preciso refletir sobre as suas atividades diárias e o quanto elas são importantes para você. Entenda qual a necessidade de investir seu tempo nessa carreira, ou o quanto você deseja buscar um novo caminho. Todas essas reflexões poderão abrir a sua mente e lhe impulsionar a novos resultados. Entenda:
Você não precisa permanecer na mesma carreira durante toda a vida. Até porque, se você conversar com pessoas que se sentem realizadas no trabalho, dificilmente elas dirão que começaram pelo o que mais amavam ou queriam.
Portanto, pense aonde você quer chegar… E se tiver dificuldades para estabelecer novas metas e caminhos, experimente o teste vocacional. Quem sabe você não descobre uma nova oportunidade?
Não enxergue a sua carreira como um “ponto final” e tampouco como uma “chegada” sem novas perspectivas. Sempre é um bom momento para começar algo novo, iniciar uma nova faculdade e investir em um caminho mais promissor e realizador.
O que você vive hoje pode ser apenas o caminho até aonde você quer chegar. Enxergue a sua rotina dessa forma e veja como tudo pode ficar mais leve com esse pensamento.
Criar recompensas para as suas pequenas vitórias diárias também é interessante. Vale sair para jantar, comprar o seu vinho favorito ou simplesmente passear em um local que você gosta. Não importa a “dimensão” da recompensa, o que vale é criar formas de gerar bem-estar quando você conseguir bons resultados.
Outro ponto fundamental para lidar com a falta de motivação no trabalho é reconhecendo as suas qualidades. Muitas vezes a falta de motivação está atrelada à sensação de incapacidade ou de inutilidade. Portanto, comece a elencar quais são as suas qualidades, como por exemplo: prazo sempre cumprido; organização na mesa; enfim. Cada qualidade conta. Vale anotá-las para você sempre visualizá-las.
Você não precisa resolver essa carga interna sozinho. Conversar com alguém pode lhe ajudar a abrir a mente e pensar em novas metas e estratégias para a sua vida. Aqui, cabe a psicoterapia, o autoconhecimento e até mesmo a procura de um “ombro amigo”. Acredite, falar alivia! E a falta de motivação no trabalho pode ser contornada quando você “coloca pra fora” as suas dificuldades.