A falta de diálogo no trabalho pode parecer algo simples e, até certo ponto, sutil. Porém, quando ele se torna recorrente, alguns problemas podem ser vivenciados por toda a equipe.
No decorrer deste conteúdo nós refletimos sobre isso, para que possamos pensar um pouco mais sobre as nossas relações interpessoais no trabalho. Acompanhe e saiba mais.
Antes de qualquer coisa, precisamos compreender, de fato, o que é a falta de diálogo no trabalho.
Para isso, precisamos entender que ela não é apenas a ausência de comunicação. Mas sim, é a ausência de comunicação em momentos específicos.
É aquele momento em que você quer opinar sobre algo, mas se sente desconfortável; é quando o seu colega se sente insatisfeito com algo, mas não fala sobre isso; é quando qualquer pessoa quer falar sobre algo, mas não tem um espaço acessível para isso.
Porém, em outros momentos a comunicação pode até acontecer. Mas o que não acontece é o diálogo sobre as ações demandadas, as tarefas feitas e os resultados atingidos.
Parece confuso, mas temos certeza de que você compreenderá o que estamos querendo dizer.
Essa falta pode acontecer por diversas causas. Ou seja, ela é multifatorial. Entretanto, alguns fatores mais intensos podem ser a mola propulsora do problema, como:
As consequências da falta de diálogo no trabalho podem parecer silenciosas e até mesmo inofensivas. Mas, quando paramos para analisá-las, podemos perceber diversos impactos de curto, médio e longo prazo, como:
Discutir a falta de diálogo no trabalho é ir na contramão do problema. É buscar abrir mais a mente e permitir que a escuta ativa alivie as tensões e inconsistências na comunicação.
Comunique-se com a sua equipe, dê ideias, fale sobre a importância do diálogo e desenvolva uma cultura mais positiva.