FALHA no pagamento do 4º lote de restituição do Imposto de Renda 2023

Uma parte dos contribuintes afirma que não conseguiu receber o 4º lote da restituição do imposto de renda

A Receita Federal chegou a estimar que mais de 6 milhões de pessoas de todas as regiões do país receberiam o 4º lote da restituição do Imposto de Renda nesta quinta-feira (31). Contudo, relatos de contribuintes estão indo em uma direção contrária. Eles alegam que não conseguiram receber nada na data e hora marcada.

O problema acabou assustando muitos contribuintes, justamente porque eles chegaram a consultar o saldo e identificaram que tinham sido escolhidos para receber o benefício neste quarto lote. Contudo, o fato é que no dia programado para o pagamento, nada foi liberado.

Qual foi o motivo da demora na restituição

A demora, no entanto, não aconteceu por culpa de nenhum contribuinte. Por meio de nota, a Receita Federal informou que “devido ao grande volume de restituições do lote de agosto, ocorreu uma demora nos pagamentos de TED”.

De todo modo, o Fisco garante que conseguiu resolver o problema e que a partir das 16h, todas as pessoas que precisavam receber o saldo em suas contas já teriam recebido o valor devidamente. Para a Receita, nesta sexta-feira (1), todos já estão com o saldo creditado em suas contas.

Assim, o cidadão que não recebeu nenhum valor referente ao quarto lote da restituição nesta quinta-feira (31), já pode voltar a realizar a consulta mais uma vez para saber se o saldo já está na conta que foi informada no momento da declaração do Imposto de Renda.

Valor não foi depositado

Se a consulta já foi feita pelo cidadão e não há nenhum valor depositado em sua conta, o pagamento pode não ter sido feito por outras razões.

“Em caso negativo, a restituição pode não ter sido paga por erros cometidos pelo contribuinte na informação da conta. Se for este o caso, então o contribuinte precisará fazer um reagendamento”, disse a Receita Federal por meio de uma nota.

Bancos negam problemas

Os bancos que foram citados nas reclamações dos contribuintes alegaram, em geral, que não passaram por nenhum problema no repasse do dinheiro que foi feito pela Receita Federal nesta quinta-feira (31). O Banco do Brasil, por exemplo, foi uma das instituições financeiras mais citadas neste sentido.

Banco do Brasil:

“O Banco do Brasil não identificou indisponibilidade em seus sistemas neste dia 31 de agosto e todos os pagamentos foram efetuados.”

Bradesco:

“O Bradesco informa que todos os lotes recebidos pelo agente pagador foram prontamente creditados na conta dos favorecidos”, disse.

Nubank:

“O Nubank não identificou nenhuma anormalidade no pagamento da restituição de Imposto de Renda”, diz o banco.

Ao menos até a publicação deste artigo, o banco Itaú, que também foi citado nas reclamações dos contribuintes nas redes sociais, não tinha se manifestado. Em caso de manifestação, a matéria será atualizada.

FALHA no pagamento do 4º lote de restituição do Imposto de Renda 2023
Banco do Brasil afirma que não identificou falhas. Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Restituição do Imposto de Renda

D acordo com informações da Receita Federal, os pagamentos do 4º lote da restituição do Imposto de Renda estão sendo feitos desde as primeiras horas da manhã. Cerca de R$ 7,5 bilhões foram liberados pelo Fisco para esta nova rodada de repasses.

Deste montante, cerca de R$ 914 milhões estão sendo liberados para as pessoas dos chamados grupos prioritários. São elas:

  • 11.960 contribuintes idosos acima de 80 anos;
  • 86.427 contribuintes idosos entre 60 e 79 anos;
  • 9.065 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 30.453 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 219.288 contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.

A grande maioria dos contribuintes contemplados nesta nova rodada, no entanto, não estão em nenhum grupo de prioridades. Segundo a Receita Federal, 5.761.117 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 29 de maio podem movimentar a quantia desde a quinta-feira (31).

O dinheiro foi depositado de forma automática na conta que foi indicada pelo cidadão no momento da declaração do imposto de renda. Se o contribuinte optou por receber a restituição na forma de pix, o dinheiro será enviado de forma automática para a chave que foi informada no processo de declaração.

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