A falha na comunicação entre as pessoas pode fadar qualquer projeto ao fracasso. Especialmente quando cada um pensa em “fazer a sua parte”, em silêncio, sem sintonia alguma com o outro.
Por conta desse pressuposto, resolvemos elencar as causas e algumas maneiras de lidar com as falhas na comunicação. Esperamos ajudar você!
Para isso, continue lendo. 😉
Motivos da falha na comunicação entre pessoas
Antes de qualquer coisa, precisamos compreender quais são os principais motivos pelos quais a falha de comunicação entre pessoas acontece de maneira tão recorrente. Entenda:
- Falta de canal adequado: Quando não há um canal específico para que a comunicação de um projeto aconteça, as chances de haver falhas são muito grandes. E isso vale tanto para empresas, quanto para trabalhos em grupo, por exemplo.
- Mensagens perdidas e ditas “ao vento”: Seguindo o gancho acima, dizer palavras “soltas ao vento” também é uma das principais causas da falha de comunicação entre pessoas. Isso porque não há registro do que foi dito, e se a outra pessoa não prestou atenção, a informação é perdida rapidamente.
- Falta de linguagem adequada: Não saber qual é a linguagem do interlocutor também é um erro. Afinal, uma pessoa do norte do país não pode usar seus regionalismos com uma pessoa do sul e esperar que a mensagem seja compreendida 100%, certo?
- Falta de escuta ativa e diálogo: Não saber dialogar e escutar o outro ativamente também provoca grandes falhas na comunicação.
É claro que esses são apenas alguns dos motivos, pois podem existir muitos outros. De qualquer maneira, abaixo vamos lhe dar algumas dicas gerais para lidar com a falha de comunicação entre pessoas.
Como lidar com essa falha?
Para lidar com essa falha é necessário estar atento aos “erros” que são constantemente cometidos. Isso poderá ajudar, afinal, será possível ir “direto ao ponto” que necessita de melhorias.
Mas, se a falha for mais ampla e o “diagnóstico” da causa seja mais complicado, veja as nossas sugestões:
1- Estabeleça o canal de comunicação e atenha-se a ele
Independente do objetivo da sua comunicação, se ela precisa ser profunda e assertiva, foque em estabelecer um canal específico para isso.
A nível de exemplo, se a comunicação está envolvida com um trabalho em grupo da escola, você pode estabelecer que o grupo no WhatsApp será o canal padrão para a comunicação.
2- Procure adequar a linguagem usada na comunicação
Lembra da falha que consiste em não saber usar uma linguagem adequada a quem ouve a mensagem? Pois bem… Saiba quem é o seu “público” para alinhar as instruções e a sua mensagem de acordo com ele.
3- Esteja sempre atento às necessidades da sua equipe
Se você quer se comunicar com uma equipe, mas tem percebido muita falha na comunicação entre as pessoas, foque em entender as necessidades de quem lhe ouve.
Às vezes, é necessário mudar não só a maneira de se comunicar, como o local por onde a comunicação perpassa.
Vamos supor que você quer se comunicar com alguém que não sabe mexer no celular. Você não poderá fazer com que o WhatsApp seja o canal de comunicação, certo?
Pense sobre isso e sempre alinhe a sua comunicação com quem ouve você!