Em março, oFacebookhavia anunciadoque doaria US$ 100 milhões(R$ 535 milhõesna cotação atual) a cerca de 30 mil pequenas e médias empresas, de mais de 30 países, para ajudar a diminuir os impactos causados pelocoronavírus.
Nesta segunda-feira (08), a plataformainformouqueR$ 14 milhões serão destinados a empresas brasileiras.Serão selecionadas cerca de 1.200 companhias, de São Paulo e Brasília, para participar do programa. Cadaempresareceberá aproximadamente R$ 11 mil, entre dinheiroem espéciee créditos para publicidade nas plataformas da companhia (Facebook, Instagram e WhatsApp).
Como participar
Para participar, é necessário que os empresários se cadastrem no site do programa.
No entanto, parareceberem as doações, as empresas devem atender a algunsrequisitos, como:
- Estar no mercado há pelo menos um ano;
- Empregar entre 2 e 50 pessoas;
- Ter endereço nas áreas metropolitanas de São Paulo ou Brasília.
De acordo com odiretor geral do Facebook no Brasil, ConradoLeister,as empresasnão precisarão terum relacionamento prévio como Facebookpara serem contempladas.
“Os critérios para escolha não são correlacionados ao Facebook. Por isso mesmo, um parceiro externo fará toda a gestão do programa. Nosso objetivo é tentar diminuir o impacto da pandemia nos negócios das pequenas e médias empresas, seja ajudando a pagar o ponto de aluguel ou dando fôlego ao fluxo de caixa, por exemplo”, diz o diretor.
As inscrições poderão ser feitas até sexta-feira (14).De acordo com a plataforma, as empresas deverão receber seus valores até o início de setembro deste ano.