Economia

Faça um planejamento financeiro adaptado e viabilize uma poupança

A definição de metas pode ser um diferencial para que você viabilize uma poupança pessoal organicamente, considerando um planejamento financeiro adaptado. 

Faça um planejamento financeiro adaptado e viabilize uma poupança

Muitas pessoas negligenciam a necessidade de planejar o seu fluxo financeiro pessoal, pois não sobra dinheiro para uma poupança. Entretanto, ao negligenciar essa necessidade, a tendência é que, cada vez mais ,você entre no ciclo financeiro negativo.

Defina suas metas

Por isso, definir suas metas pessoais e planejar suas finanças é uma maneira de controlar algo que já está ocorrendo na sua vida. Porém, quando você realiza o planejamento, você se apropria de algo muito importante, o controle dos seus hábitos.

Gere ações economicamente viáveis

Dessa forma, você poderá verificar qual é a sua verdadeira situação financeira atual, de modo que você possa realizar ações viáveis financeiramente, gerando economia. Entretanto, tais ações não precisam ser radicais, você pode trocar um cartão de crédito comum por um cartão de crédito oferecido pelas fintechs. 

Visto que as fintechs oferecem cartão de crédito sem anuidade com isenção total de tarifas, assim como outros produtos bancários qualificados, sem custo algum para o cliente final. Neste exemplo, você pode inserir o valor economizado na sua poupança, da mesma forma que você deve direcionar para a sua poupança outros valores economizados, ainda que sejam valores baixos.

Modificar seus hábitos requer disciplina e paciência

Lembre-se de que você está focando em controlar uma rotina e modificar seus hábitos requer disciplina e paciência. Por isso, ao direcionar valores baixos para a sua poupança, você estará criando um caminho mental que será muito importante para que você tenha uma relação financeira positiva com o seu dinheiro.

Dessa maneira, conforme o seu fluxo financeiro pessoal melhorar, você poderá direcionar valores fixos para a poupança, bem como, poderá reavaliar suas metas e redefini-las, considerando o curto, médio e longo prazo.

Adquira hábitos financeiramente sustentáveis

O mais importante é que você crie um processo pessoal relevante para que você consiga adquirir hábitos financeiramente sustentáveis. Por isso é mais importante que você faça um planejamento com foco em pequenas mudanças de hábitos de consumo do que realizar um processo muito radical que te faça entender o controle como algo pontual; já que a tendência é que você abandone esse tipo de planejamento. 

Portanto, comemore cada pequena mudança e tenha paciência para que o seu fluxo se torne positivo. Pois o seu processo pode ser resolutivo, ainda que ocorra de forma não linear.