Ter um bom currículo é indispensável para entrar no mercado de trabalho. Mas se você nunca preparou um, pode sentir friozinho na barriga, principalmente se você não tiver experiência profissional e achar que não tem nada para escrever.
Mas para te auxiliar, reunimos 5 dicas, baseadas no site Vagas, que vão te ajudar a elaborar i seu primeiro currículo. Veja!
Se eu fosse abrir uma empresa hoje e te convidasse para fazer parte da minha equipe, como você poderia me ajudar? Quais as suas habilidades e o que gosta de fazer?
As respostas dessas perguntas serão fundamentais para a elaboração do seu primeiro currículo e também irão te guiar na busca pelo emprego.
Olhe sites de emprego ou redes sociais comece pesquisando algumas habilidades que você possui. Leia com atenção os anúncios de vagas e verifique se você possui alguns ou todos os requisitos mínimos.
O formato seguirá a estrutura básica de um currículo com experiência. A única diferença é que, no seu caso, você terá que dar mais destaque em suas habilidades, conhecimentos acadêmicos e perfil pessoal.
Portanto, se tiver experiências como empresa júnior, trabalho voluntário ou representante de sala elas são válidas para inserir no currículo.
Mas na falta conteúdo para o seu primeiro currículo, participe de de palestras e cursos relacionados à área que você almeja trabalhar. Afinal, a internet está aí para todos e a desculpa da “falta de grana” não é mais aceita pelos recrutadores.
Quanto menor o número de requisitos para a posição, maior a quantidade de ofertas de vagas abertas e, consequentemente, maior a quantidade de candidatos concorrendo com você.
Por isso, não se abale se você enviar algum currículo e não for chamado. Oportunidades não faltam, basta pesquisar e tentar.
Seguindo todos os passos há grandes chances de ser chamado para várias entrevistas de emprego.
Fonte: Vagas