As mudanças das estações do ano são sempre um desafio para quem possui plantas. Afinal, as baixas temperaturas podem diminuir o metabolismo da maioria das espécies nesse período. Por isso, é importante se atentar a como ter um jardim de inverno perfeito em casa e não passar mais por esse tipo de problema.
Assim, o seu lar pode ficar mais decorado, mais valorizado, aconchegante e com um toque especial da natureza. Em geral, o método é bastante simples e não irá tomar tanto tempo do seu dia. Desse modo, exigindo também poucas ferramentas para a construção desse espaço de paz e relaxamento.
Confira como ter um jardim de inverno perfeito em casa
O primeiro passo para atingir o objetivo em questão é escolher o ambiente em que você irá fazer o plantio. Principalmente que para ter um jardim de inverno perfeito em casa, não é preciso possuir um cômodo específico.
Na verdade, o ambiente pode ser altamente versátil e incluir tanto as áreas externas quanto internas. Sendo assim, um dos pontos mais positivos é que as espécies proporcionam um ar mais puro para dentro da residência e ajudam na diminuição de temperaturas em espaços muito abafados.
As paredes
Esse é um fator que nem sempre é considerado pelos cuidadores de plantas, mas que influenciam diretamente no desenvolvimento no inverno. Via de regra, a maioria delas preferem paredes mais arejadas e esse caráter deve ser levado em conta no momento de escolher o local de plantio.
Então, se for preciso fazer uma nova instalação, é recomendado que os modelos sejam de vidros. Pois, esse material permite que as mudas recebam uma iluminação mais natural, além de gerar um aspecto visual melhor para ser apreciado de fora.
As plantas
Aqui, para conseguir ter um jardim de inverno perfeito em casa, a decisão correta sobre o tipo de planta deve ser a sua prioridade. Isso porque, se a escolha não for estratégica, o desenvolvimento pode ser prejudicado e as suas mudinhas podem não vingar.
De acordo com especialistas, cada uma deve conter três pré-requisitos básicos: ser suficientemente resistente, combinar com as demais espécies, seja considerando a sua estética, seja as suas relações naturais de cooperação. Por fim, deve agregar ao paisagismo do ambiente.
O tamanho do jardim de inverno
Porém, será a partir do tamanho do espaço que a espécie deve ser definida propriamente. Além disso, esse traço deve ser associado à quantidade de luz que chega na região.
Pequeno
No caso de opções com um metro quadrado reduzido e de pouca iluminação, algumas preferências tomam vez, como, por exemplo, o Lírio da Paz, a Bromélia, a Zamioculca e a Maranta.
Então, já considerando alternativas em que existe uma iluminação melhor, você pode optar pela Samambaia, pela Jiboia, pela Pacová e pelos Bonsais.
Grande
Se existe uma gama de possibilidades no contexto apresentado anteriormente, imagine o que pode ser desenvolvido em um local significativamente maior. Com isso, vários elementos podem ser incluídos e diversos itens podem ser acomodados para que você possa ter um jardim de inverno perfeito em casa.
De maneira geral, você pode ter um pouco mais de ousadia na hora de escolher as espécies de plantas, as quais podem possuir tanto caule quanto folhas médias e aumentadas. A título de exemplo, têm-se: a Palmeira Leque e a Pata de Elefante.
A decoração do jardim de inverno
Para finalizar com chave de ouro, é interessante optar por um tipo de decoração específica e combinar os seus elementos. Aqui, é importante investir em produtos de qualidade, já que os mesmos irão receber uma quantidade considerável de raios ultravioletas todos os dias, além de períodos de chuva e de umidade.
Obviamente, essa dica se refere a situações em que não há planejamento de cobertura. Com isso, veja alguns modelos fáceis de serem postos em ação:
Rústico
Nesse caso, você pode lançar mão de revestimentos de pedra e de madeira, com o intuito de proporcionar uma composição rústica ao ambiente. É possível, então, utilizar móveis, redes de descanso, aparadores, bancos e mesas.
Além disso, não se esqueça de harmonizar as tonalidades de madeira que existem por aí. Assim, criando contrastes entre as cores mais claras e escuras ou simplesmente deixando a localidade com um caráter todo por um.
Romântico
Além do mais, um jardim de inverno perfeito em casa pode contar com um aspecto mais romântico, o qual inclui muitas flores, bancos com almofadas, velas e diversas cores espalhadas entre os itens.
Dessa maneira, todo o ambiente se manterá em um clima intimista, cheio de conforto e de aconchego.