Experiências do Brasil Rural: MTur destaca a Rota do Engenho em Sergipe - Notícias Concursos

Experiências do Brasil Rural: MTur destaca a Rota do Engenho em Sergipe

MTur destaca a Rota do Engenho em Sergipe dentro do projeto "Experiências do Brasil Rural". Saiba mais informações do Ministério do Turismo!

Na última semana, técnicos do Ministério do Turismo (MTur) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) puderam viajar no tempo, mais precisamente até o período colonial, para conhecer a importância dos engenhos, da prática canavieira e da produção da cachaça – bebida que é patrimônio cultural do Brasil – na história de Sergipe, de acordo com informações oficiais. 

Experiências do Brasil Rural: MTur destaca a Rota do Engenho em Sergipe

Na ocasião puderam conhecer, ainda, a cultura, a gastronomia e as belezas naturais dos municípios de Indiaroba e Santa Luzia do Itanhy, no sul do estado, durante a validação da “Rota do Engenho”, destaca o Ministério do Turismo (MTur).

Parcerias

Conforme a divulgação oficial, o roteiro faz parte da segunda edição do projeto “Experiências do Brasil Rural”, que neste ano conta com seis destinos. 

MTur, UFF e MAPA

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com foco no desenvolvimento e fortalecimento do Turismo Rural no país.

De acordo com a recente divulgação oficial do Ministério do Turismo (MTur), as experiências buscam proporcionar uma verdadeira imersão na rotina das localidades. 

Fazenda Priapu

Entre os atrativos da rota está a visita à Fazenda Priapu, onde os especialistas conheceram o processo de produção da cachaça artesanal desde a colheita da cana-de-açúcar – matéria-prima da bebida -, até o armazenamento em barris para envelhecimento e posterior consumo. 

Terra Caída

Além disso, o Ministério do Turismo (MTur) informa que os técnicos também conheceram o mangue, no distrito de Terra Caída, em Indiaroba, que além da vegetação possui um ecossistema rico em crustáceos e outros animais, como ostras e peixes. 

Na experiência, acompanharam de perto o catado de aratus, da família dos caranguejos, ao lado de uma marisqueira, que compartilhou o dia a dia da profissão. 

Culinária, cultura e economia

Em seguida, receberam uma vara utilizada na mariscagem e pescaram aratus. O trabalho feito pelas marisqueiras possibilita sua independência econômica com reflexo na culinária da região, destaca o Ministério do Turismo (MTur).

Gastronomia e destaque para a empada de aratu

Aliás, na região a gastronomia é marcada pela pesca artesanal e a agricultura familiar. A empada de aratu, produzida em Terra Caída, foi declarada patrimônio imaterial de Sergipe e faz parte do roteiro, ressalta a divulgação oficial do Ministério do Turismo (MTur), destacando as atrações que validaram a Rota do Engenho como um importante ponto turístico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?