Quer investir em exercícios que ativam a memória, mas não sabe quais podem ser interessantes no seu dia a dia? Então não deixe de conferir todas as ideias que trouxemos neste conteúdo. Esperamos que você possa aproveitar nossas sugestões da melhor forma possível, impulsionando a sua memorização e, assim, impactando nos resultados atingidos nos seus estudos, por exemplo. Vejamos abaixo!
Lista de exercícios que ativam a memória
Existem muitos exercícios que ativam a memória, e cabe a você avaliar quais são do seu gosto para torná-los, inclusive, um tipo de hobby na sua rotina. Afinal, tem brincadeiras e jogos que além de cuidarem da saúde do nosso cérebro, também são super divertidos, concorda? Por isso, escolher as opções de acordo com o que faz sentido para você pode ser uma boa ideia. Acompanhe e saiba mais!
1. Jogo da memória com figuras
Sem dúvidas, o jogo da memória com figuras costuma ser encarado como um dos exercícios que ativam a memória, devido à finalidade da brincadeira. À medida que você exercita o seu cérebro para recordar onde está cada peça do par, mais você está emanando comandos de concentração e memorização. Além disso, é uma excelente atividade para se divertir com os amigos, não é mesmo?
2. Quebra-cabeça
O quebra-cabeça nos ajuda a manter um olhar muito mais atento, concentrado e observador, naquilo que estamos fazendo neste exato momento. E esse olhar pode fazer toda a diferença na hora de memorizarmos um conteúdo para uma prova, por exemplo. Por isso, dentre os exercícios que ativam a memória, não podíamos deixar essa opção de fora, de forma alguma.
3. Jogo dos sete erros
Os jogos dos sete erros também nos ajuda quando o assunto é concentração e foco nos mínimos detalhes. Porém, além disso, nesta atividade nós precisamos exercitar a nossa memória, pois quando olhamos a figura com as partes faltando, precisamos nos recordar do que havia na outra imagem, para assim poder concluir a brincadeira de um modo adequado.
4. Aprender coreografias
Além dos exercícios que ativam a memória e que são feitos na mesa, com jogos e brincadeiras, também há aqueles que têm relação direta com o nosso corpo. A aprendizagem de coreografias, por exemplo, é uma dessas opções incríveis. Afinal, você terá que memorizar cada movimento, e ainda “encaixá-lo” no seu corpo para, assim, conseguir dançar da forma correta. Logo, estará sempre estimulando o seu cérebro de diversas maneiras diferentes – e divertidas!
5. Fazer lista de compras e não usá-la
Você também pode investir em exercícios que ativam a memória no dia a dia, enquanto está resolvendo as suas pendências fora de casa. É o caso de fazer uma lista de compras e evitar usá-la na hora em que estiver no mercado. Obviamente, caso você tenha muita dificuldade poderá conferir o que anotou, mas a ideia é usar a lista cada vez menos, forçando a mente a se lembrar do que você realmente precisa.
Apenas cuidado para não transformar essa ideia em um comportamento de comprar além da conta, hein? 😉