A entrevista de emprego é uma etapa necessária para que alcance os seus objetivos profissionais, por isso, é muito importante que – na condição de candidato – direcione a sua postura e a sua narrativa.
O profissional de recrutamento e seleção está apto para lidar com o nervosismo do candidato. Entretanto, quando o candidato adota uma postura de autossabotagem profissional, a análise feita pela empresa se torna ineficiente. Por isso, é importante o direcionamento do seu comportamento e uma narrativa que reforce os seus pontos fortes.
Leve para a entrevista de emprego situações que destaquem o seu potencial profissional, considerando a sua vivência anterior. Sendo assim, fale sobre a sua capacidade para lidar com metas; capacidade analítica; senso de urgência; gestão de projetos, de pessoas e de processos; direcionamento do relacionamento com o cliente; controles internos; dentre outros aspectos importantes para direcionar o seu perfil.
Ao apresentar uma situação que requer melhorias, apresente também uma solução. Por exemplo, é possível que destaque que precisa melhorar o seu grau de conhecimento em um sistema específico dentro da sua área de atuação profissional. Entretanto, é relevante destacar que já está realizando cotações específicas.
A sua postura deve acompanhar a sua narrativa. Sendo assim, não adote uma postura evitativa; não cruze os braços e pernas; mantenha contato visual com o profissional da gestão do processo seletivo; seja seletivo nas suas respostas; controle o seu tom de voz; evite atrasos e não gesticule excessivamente durante a elaboração de sua narrativa.
Conhecer a organização é muito importante para o candidato. Sendo assim, analise o site da empresa e verifique quais são os valores envolvidos e a cultura. Já que uma empresa startup tem uma cultura bem diferente de uma empresa tradicional. É importante verificar se há uma identificação de valores para que a contratação seja resultado de uma troca genuína.
Além disso, essa prévia avaliação pode ajudar o candidato a se direcionar no que se refere ao seu comportamento e a construção de sua narrativa; já que ao analisar a cultura da empresa poderá obter orientação indireta sobre o seu próprio comportamento. Dessa forma, poderá evitar uma postura negativa e tornar a avaliação feita pela empresa eficiente. Portanto, faça adaptações e não aquém do seu potencial profissional.