Se você deseja se desenvolver na sua área, é interessante considerar formas de evitar o comodismo profissional para poder manter-se em constante crescimento.
Afinal, quando damos margem para o comodismo, podemos deixar passar algumas oportunidades interessantes, que poderiam agregar valor à nossa rotina laboral.
Por isso, trouxemos algumas dicas que podem ajudar na hora de manter uma postura mais ativa no mercado de trabalho. Vamos lá!
Como evitar o comodismo profissional?
A forma mais simples de evitar o comodismo profissional é, de fato, agindo de uma maneira ativa. Sim, parece óbvio, e pode até ser, mas, às vezes, esperamos fórmulas mágicas para implementar mudanças em nossas rotinas, porém, elas não existem.
Sendo assim, é interessante fazer uma autoanálise e considerar fatores como os que listamos abaixo na hora de preparar-se para o desenvolvimento de uma carreira mais ativa e satisfatória. Veja:
1. Acompanhe as novidades do seu mercado
Manter-se atualizado quanto às novidades da sua área de atuação é um bom começo. Inclusive, você pode se manter atualizado sobre outras áreas que despertam o seu interesse e que podem, mais tarde, ser uma nova carreira em sua vida.
Essa atualização pode acontecer por meio da leitura de notícias e até mesmo do acompanhamento de pessoas influentes na área. Assim, você fica atento às novidades e pode colocar em prática tendências que têm mostrado efeitos interessantes no trabalho.
2. Atualize as suas habilidades
Quando foi a última vez que você aprimorou alguma habilidade sua? Quando foi a última vez que fez um curso voltado a uma habilidade que você possui, mas que pode melhorar? Pense um pouco sobre isso.
Sem dúvidas, a aprendizagem constante é uma das formas mais eficientes de evitar o comodismo profissional.
Além de se tornar um profissional mais qualificado frente ao mercado, você também pode conhecer novas estratégias e formas de trabalhar que tornam o seu dia a dia mais fácil e produtivo.
3. Fortaleça os seus pontos fracos
Fortalecer os seus pontos fracos é tão importante quanto atualizar as habilidades que você já possui.
Se existe algo que você gostaria de melhorar na sua forma de atuar, considere buscar meios para fazer isso.
Será que vale um curso? Uma mentoria? Um treino? Pense sobre as possibilidades e considere implementar mudanças nesse sentido para evitar o comodismo profissional.
4. Mantenha bons contatos
Manter bons contatos profissionais também é interessante. Você poderá praticar o networking de uma forma ativa, encontrando oportunidades que podem fazer a diferença na sua carreira.
Ao mesmo tempo, lembre-se de também oferecer benefícios para as pessoas com quem você entra contato, uma vez que, no network, “uma mão lava a outra”.
5. Faça um plano de carreira estruturado
Ter um plano de carreira também ajuda bastante neste caso. Afinal, você terá uma visão de quais passos quer dar rumo ao seu desenvolvimento profissional, evitando o comodismo que pode aparecer na ausência de um bom plano.
Por isso, reflita sobre o seu presente e o seu futuro, assinalando quais etapas deseja desenvolver rumo ao seu profissional lá da frente. Assim, torna-se mais simples evitar o comodismo profissional. 🙂