Saber evitar inimizades na empresa pode ajudá-lo a construir um ambiente de trabalho que seja mais equilibrado e qualificado. Afinal, lidar com as intrigas no dia a dia pode ser bem complicado, concorda? Sendo assim, evitá-las pode ser mais válido e mais interessante.
Vejamos, a seguir, algumas considerações que podem nos ajudar nessa empreitada. Continue lendo.
Como evitar inimizades na empresa?
Existem algumas medidas que podem nos ajudar a evitar inimizades na empresa. Claro que elas não são infalíveis, afinal, cada relação humana é única, porém, ainda assim elas tendem a promover bons resultados. Convidamos você para ler a nossa lista de dicas e analisar quais delas fazem sentido para a sua rotina. Sigamos!
1. Estimule a empatia
Ser uma pessoa empática não é a coisa mais fácil do mundo, e nós sabemos disso. No entanto, sempre que possível, é interessante parar para tentar pensar sob a ótica da outra pessoa. Por que será que ela age de determinada forma? Como você se sentiria na situação em que ela está? Como você gostaria de receber um feedback? Pense sobre isso antes de dizer algo as outras pessoas, afinal, essa postura pode ajudá-lo a ser mais respeitoso.
Consequentemente, é possível evitar inimizades na empresa com mais facilidade.
2. Pratique a escuta ativa
Seja uma pessoa que pratica escuta ativa. Assim, pouco a pouco você poderá conhecer melhor as outras pessoas e seus respectivos pontos de vista. Logo, torna-se mais fácil a construção de um relacionamento mais equilibrada.
Quando não escutamos o que o outro tem a dizer, podemos cometer o equívoco de nos deixar levar pela aparência, pelos preconceitos, pelos nossos julgamentos enraizados em nós, etc. Portanto, escutar é muito importante para evitar inimizades na empresa.
3. Lembre-se de que não podemos mudar os outros
Nós não temos o poder de mudar as outras pessoas, e quando aceitamos essa situação, tendencialmente podemos começar a lidar melhor com quem está à nossa volta.
Se há algo no outro que irrita você, paciência! Não temos o direito de mudar a personalidade alheia apenas para nos agradar. Aceitar essa situação é mais fácil e menos doloroso.
4. Seja profissional e diplomático
Procure ser um profissional diplomático e que conversa com as “inimizades” de forma respeitosa. Isto é, cuidado para não deixar que os seus pensamentos divergentes acabem mudando a forma como você atua frente a outra pessoa.
Seja diplomático, respeite o ponto de vista alheio e mantenha a gentileza. Assim, pouco a pouco é possível criar uma atmosfera mais harmoniosa no trabalho.
5. Não se engaje em fofocas
Por fim, evite se engajar em fofocas, pois isso pode prejudicar a imagem do outro e, de quebra, a sua. Além disso, as fofocas são infantis e um comportamento de quem não sabe lidar com os próprios pensamentos e frustrações.
Nós não temos o direito de ficar comentando sobre a vida dos outros, ainda mais de uma forma pejorativa. Se temos um problema com alguém, devemos comunicar essa pessoa, e não as outras à sua volta.
Assim, evita-se a propagação de comentários maldosos que podem começar a minar todas as relações dentro da empresa. Pense nisso!