5 formas de evitar a insônia à noite
Apesar de não haver fórmula mágica para evitar a insônia à noite, existem pequenas mudanças ambientais e de rotina que tendem a ser bastante benéficas.
Afinal, muitas vezes, a insônia pode ser cada vez mais presente devido à associação que a mente pode fazer com relação à cama ser “ruim” e um lugar onde iremos ficar “esperando” o sono surgir.
Por isso, pensar em alternativas pode ser bem interessante. Acompanhe este texto e saiba mais!
5 formas de evitar a insônia à noite
Pequenas mudanças na forma de se preparar para o sono já podem ajudar a evitar a insônia à noite. Veja algumas ideias e teste para ver se faz sentido no seu caso:
1. Higiene do sono
A higiene do sono consiste em, basicamente, preparar-se para a noite de sono, antes mesmo de ir para o quarto.
Essa preparação ajuda o corpo a começar a produzir o hormônio do sono, ao mesmo tempo em que contribui para o relaxamento da nossa mente.
Por exemplo, ao invés de ficar mexendo no celular, enquanto espera o sono chegar, experimente, simplesmente, se desconectar por completo, reduzindo os estímulos sensoriais e focando em atividades relaxantes, como a meditação.
Criar um “ritual”, nesse sentido, pode ser bem promissor.
2. Ir para a cama com sono
Evite ir para a cama enquanto ainda não estiver com sono. Ao invés disso, pode ser interessante ir a um lugar mais tranquilo, na sua casa, sentar-se confortavelmente e ler algo relaxante, por exemplo.
Se você se policiar para ir à cama quando estiver com sono, há maiores chances de sentir conforto nela, ajudando a evitar a insônia à noite.
3. Evitar ficar “rolando” na cama
Se porventura você se deitou na cama com sono, mas, de repente, percebe que os minutos estão passando e a ansiedade aumentando, levante-se e vá fazer algo relaxante novamente, como a sua leitura.
Isso poderá ajudá-lo a evitar aqueles pensamentos negativos que surgem quando o sono não aparece na hora que gostaríamos.
Volte para a cama quando sentir, novamente, a sensação de sonolência, mesmo que isso pareça demorar mais do que o esperado.
4. Praticar técnicas de relaxamento
As técnicas de relaxamento também podem ajudá-lo na missão de evitar a insônia à noite.
É o caso da meditação, técnica de mindfulness ou mesmo respiração diafragmática.
Todas essas técnicas tendem a contribuir para a sensação de bem-estar, ao mesmo tempo em que ajudam a controlar os pensamentos ansiosos e estressantes.
Dessa maneira, torna-se possível criar uma atmosfera mais agradável, que aumente as chances de você se sentir mais confortável para dormir.
5. Organizar uma rotina para dormir e acordar
Por fim, lembre-se de sempre organizar a sua rotina de sono, pois ela também faz a diferença na hora de evitar a insônia à noite.
Se você não tem horário para dormir e acordar, pode ser que a “insônia” seja apenas o reflexo de uma falta de rotina.
Portanto, comece a testar horários mais específicos, mesmo que, no começo, isso possa parecer desafiador.
Isto é, mesmo que hoje você demore para pegar no sono, tente acordar, no dia seguinte, no horário estipulado. Faça isso por dias seguidos, até encontrar um equilíbrio.
Caso essas ações não sejam positivas, lembre-se de conversar com o seu médico, ok?