Categorias: Notícias

EUA: Atirador abre fogo e mata ao menos dez pessoas durante atentado em supermercado no Colorado

As autoridades da cidade de Boulder, no estado do Colorado, nos EUA, prenderam um homem suspeito de ser o atirador que abriu fogo no estacionamento de um supermercado no início da noite da última segunda-feira (22).

Os responsáveis pela intervenção no local confirmaram que há ao menos dez vítimas fatais, mas não revelaram o número exato de óbitos.

Um policial foi confirmado entre os mortos: Eric Talley, o primeiro a chegar ao supermercado King Soopers, na cidade localizada a cerca de 50 quilômetros de Denver, capital do Colorado.

A polícia também não confirmou o número preciso de feridos, mas pelo menos uma pessoa foi transportada com vida para o hospital local.

Conforme os eventos dramáticos foram se sucedendo, o helicóptero de uma afiliada da CNN americana registrou um homem sem camisa sendo levado algemado do supermercado.

Ao que tudo indica, o suspeito possuía marcas de sangue no braço e na perna direita e as suas mãos pareciam imobilizadas enquanto dois policiais o escoltavam para uma ambulância.

Ainda não há informações sobre as motivações do crime, mas há relatos de que o atirador portava um fuzil AR-15, armamento comum nesse tipo de atentado.

Repercussão do massacre

Por volta das 18h49, horário de Brasília, o departamento de polícia de Boulder alertou, através do seu perfil oficial no Twitter, que um atirador havia aberto fogo no supermercado King Soopers e que as pessoas deveriam evitar o local:

“ALERT: Active Shooter at the King Soopers on Table Mesa. AVOID THE AREA. PIO is en-route.”

O supermercado fica localizado numa área residencial próximo à Universidade do Colorado e é bastante frequentado por famílias e estudantes locais.

A polícia informou ter recebido uma ligação relatando a presença de um homem armado na loja e que o suspeito atirou contra os oficiais assim que eles chegaram ao estacionamento.

Uma testemunha relatou que estava no supermercado com a sua esposa quando ouviu três estrondos altos, semelhantes a tiros. O casal e outros clientes correram pela loja para escapar por uma saída localizada nos fundos do prédio.

O atual governador do Colorado, Jared Polis, disse em suas redes que continuará monitorando os desdobramentos do caso. “Minhas orações estão com nossos companheiros neste momento de tristeza e pesar”, escreveu.

O FBI, a polícia federal americana, também informou via Twitter que seus agentes prestarão todos os auxílios necessários à polícia local durante as investigações.

Comunicado oficial da rede Kroger

A Kroger, maior rede de supermercados dos EUA e responsável pela King Soopers, emitiu um comunicado oficial através de suas redes sociais:

“Resposta à tragédia de Boulder, CO.

Estamos horrorizados e profundamente comovidos com a violência sem sentido que ocorreu em nossa loja King Soopers localizada na Table Mesa Drive em Boulder, no Colorado.

A família Kroger oferece os seus sentimentos, orações e apoio a todos os associados, clientes e aos socorristas que tão bravamente responderam a esta situação trágica.

Continuaremos a cooperar com as autoridades locais e a nossa loja permanecerá fechada ao longo da investigação policial.

Para proteger a integridade da investigação em andamento, nós estamos encaminhando perguntas ao Departamento de Polícia de Boulder.”

Comunicado oficial da rede Kroger depois da tragédia.