Você tem dito “eu como demais” com frequência e não consegue compreender os motivos pelos quais isso tem acontecido? Bem, embora o melhor caminho seja buscar ajuda profissional para entender o que está se passando, nós buscamos elencar algumas das condições que tendem a provocar esse tipo de efeito no organismo.
Lembrando que o autodiagnóstico não é saudável e que os seus exames, com acompanhamento médico, ainda devem ser feitos, combinado?
Sigamos para o conteúdo de hoje para saber mais!
Eu como demais: O que pode ser?
São muitos os motivos que podem provocar o comportamento de comer demais. Algumas pessoas podem estar passando por momentos difíceis na vida e, por isso, acabam descontando na alimentação. Outras podem estar enfrentando problemas de saúde que desregulam o apetite e a fome.
Saber identificar a causa é o primeiro passo para lidar com o problema, por isso, aconselhamos que você procure o seu médico para conversar sobre o que tem acontecido.
Além disso, veja algumas das causas comuns para o problema e já fique mais informado:
1. Compulsão alimentar
A compulsão alimentar é um quadro que exige acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Nessa situação, o indivíduo sente um desejo incessante de comer, consumindo alimentos mesmo quando não está com fome ou depois de que já está saciedade.
Essa compulsão é multifatorial e pode estar envolvida com muitos pontos diferentes, inclusive com questões de prazer que a comida é capaz de gerar.
2. Ansiedade, estresse, tristeza
Ansiedade, tristeza, estresse, entre outros tipos de sentimentos e emoções, também podem impactar a forma como lidamos com a nossa alimentação. Há pessoas que perdem o apetite depois de um dia difícil, enquanto outras ficam com um apetite ainda maior.
Identificar esses gatilhos e buscar apoio psicológico é importante.
3. Má alimentação
A má alimentação também é inimiga do consumo consciente. Quando comemos apenas alimentos ultraprocessados, doces e preparos que são digeridos rapidamente, podemos sentir fome mais vezes. Por isso, ter uma dieta balanceada, que inclua fibras, vitaminas, minerais e proteínas no prato, é fundamental.
4. Hábitos ruins
Não ter horário para comer, não consumir alimentos adequados à refeição, entre outras ações, podem ocasionar o aparecimento da fome excessiva. É o caso de ficar cerca de 8 horas sem comer e, na hora de se alimentar, consumir em excesso para “compensar” a fome, resultando em comida ingerida demasiadamente.
5. Problemas de saúde como diabetes
Os problemas de saúde, como diabetes e desregulações hormonais, são alguns dos problemas que também podem estar levando você a comer demais. É por isso que sempre batemos na tecla de que é muito importante buscar ajuda médica quando algo não vai bem, a fim de que o profissional possa averiguar a situação e prescrever um bom tratamento.
Não negligencie a sua saúde. Se você costuma dizer “eu como demais”, vale a pena investigar o que está causando isso. Assim, você poderá, acima de tudo, aumentar a sua qualidade de vida. Cuide-se!