Ética e moral são dois termos que confundem muitas pessoas, ou seja, elas acham que são a mesma coisa. Embora exista uma relação, são conceitos distintos.
Presentes em provas de vestibulares e do ENEM, assim como em concursos públicos, devem ser incluídos em seus estudos.
Entenda melhor acerca dos dois termos a seguir!
Ética – O que é?
Pode-se dizer que a ética é uma reunião de conhecimentos oriundos da investigação do comportamento humano, visa a explicação das regras morais de forma racional e científica.
Em outras palavras, podemos dizer que a ética é uma reflexão da moralidade. Desta forma, ela pode nos ajudar a responder questionamentos como: Eu quero? Eu posso?
Veja alguns exemplos de condutas éticas:
- Respeitar as leis
- Tolerância religiosa
- Não prejudicar colegas de trabalho
Moral – O que é?
A moral se caracteriza como um agregado de regras empregadas no cotidiano. Resumidamente se dá quando a ética transforma-se numa estrutura escrita e as normas começam a ser usadas e aplicadas por todos os indivíduos.
Quando muitas pessoas julgam um ato negativamente, e com o passar do tempo a maioria das pessoas entram em consenso sobre o tema, inevitavelmente o ato vira algo imoral.
Veja alguns exemplos de moral:
- Ajudar pessoas com necessidades
- Influência da religião nas condutas
- Não cometer atos ilícitos
Principais diferenças
A saber, ética que no grego é “Ethos” significa jeito de ser, modo ser e caráter. Em contrapartida a palavra moral vem de “Morales” e tem origem latina e tem como significado tudo que é relativo aos costumes.
Ética e moral trabalham juntas para contribuir no estabelecimento de bases para guiar a conduta do ser humano, ensinando como devemos agir e comportar-se dentro da sociedade.
Entretanto, os estudos da ética voltam-se para compreensão do homem levando em conta os valores morais que determinam as ações. Além disso, procura-se a classificação como o que é certo ou errado, sem levar em conta as práticas culturais.
Ademais, pode-se dizer que a moral são crenças, costumes, tabus e o modo de pensar desenvolvidos dentro de uma determinada sociedade.
Em conclusão, pode-se dizer que a ética relaciona-se a questões individuais e a moral com o pensamento coletivo.