Em agosto, os preços dos combustíveis subiram no Brasil, dificultando a vida dos consumidores. Muitas pessoas que gostam de abastecer o tanque de combustível com gasolina acabaram deixando o combustível fóssil de lado e optaram pelo etanol, seu concorrente nas bombas.
No mês passado, o preço médio da gasolina subiu 5,9% no país, o que corresponde a uma alta de 33 centavos por litro. No mesmo período, o etanol teve uma alta de 0,8%, ou apenas três centavos. Isso quer dizer que, nas últimas semanas, o encarecimento da gasolina foi bem mais intenso que o do biocombustível.
Em meio a toda a elevação dos preços, os motoristas ficaram atentos para escolher o combustível mais vantajoso. A saber, cada combustível possui características únicas, ou seja, um pode ser mais vantajoso que o outro, a depender dos valores nas bombas.
Leia o texto até o final e veja como fazer um cálculo simples para descobrir qual combustível possui um melhor custo-benefício para os motoristas.
Etanol x Gasolina: qual o mais vantajoso no Brasil?
Em resumo, o etanol proporciona um desempenho de cerca de 70% da performance da gasolina, pois essa é proporção de conteúdo energético que o biocombustível possui em relação ao combustível fóssil.
Assim, a relação entre gasolina e etanol precisa ficar igual ou abaixo de 70% para que o etanol seja considerado mais vantajoso que o combustível fóssil.
Em outras palavras, o preço do etanol deve ser igual ou menor que 70% do preço da gasolina para que ele seja mais vantajoso. Por exemplo, caso a gasolina custe R$ 10, o etanol deverá custar R$ 7 ou menos para ter um custo-benefício mais alto.
Na semana passada, o etanol se mostrou mais vantajoso, a título nacional, com o seu preço (R$ 3,66) correspondendo a 62,2% do valor da gasolina (R$ 5,87). Isso quer dizer que, na média nacional, os motoristas que optaram pelo biocombustível se beneficiaram com um preço mais vantajoso que o do combustível fóssil, ao menos em tese.
Esses dados fazem parte do levantamento semanal realizado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que coleta preços em milhares de combustíveis do país e divulga valores médios em cada região, bem como em cada estado e sua respectiva capital.
Combustíveis ficam mais baratos na semana
Na semana passada, os preços dos combustíveis caíram na maioria das unidades federativas (UFs), mas os recuos foram bem leves, após a disparada observada nas semanas anteriores.
No caso do etanol, o preço caiu apenas um centavo no país. Em suma, o biocombustível ficou mais barato em 15 das 27 Unidades Federativas (UFs), com destaque para o Rio Grande do Norte (20 centavos) e o Mato Grosso (11 centavos).
Já em relação à gasolina, o preço médio nacional também caiu um centavo na semana passada. A ANP também revelou que o combustível fóssil ficou mais barato em 19 das 27 UFs, destacando-se Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, onde o combustível ficou 12 e 11 centavos mais barato.
Cabe salientar que o etanol foi mais barato que a gasolina em todas as UFs. Contudo, isso não significa que o biocombustível foi mais vantajoso em todos os locais, uma vez que o seu valor deve corresponder a, no máximo, 70% do preço da gasolina para que oferece melhor custo-benefício aos motoristas.
Veja os estados onde o Etanol foi mais vantajoso
Na semana passada, apesar de vencer o confronto nacional, o etanol perdeu na maioria das UFs para a gasolina. Em suma, os motoristas que gostam de abastecer seus veículos com etanol conseguiram aproveitar preços mais vantajosos em apenas cinco UFs. Confira abaixo a relação entre os preços do etanol e da gasolina nestes locais:
- Mato Grosso: 57,5%;
- São Paulo: 61,6%;
- Goiás: 62,7%;
- Minas Gerais: 63,2%;
- Distrito Federal: 64,9%;
- Mato Grosso do Sul: 65,7%;
- Paraná: 66,2%.
O valor do etanol deve ser igual ou inferior a 70% do preço da gasolina para que seja mais vantajoso para os motoristas. Caso o resultado da equação supere os 70%, os motoristas devem optar pela gasolina, pois ela oferecerá um rendimento melhor ao veículo.
Na semana passada, estas sete UFs comercializaram o etanol a valores mais vantajosos que a gasolina. Dessa forma, os motoristas que moram nestes locais tiveram um melhor rendimento ao optar pelo biocombustível, em vez do combustível fóssil.