Está se preparando para concursos, vestibulares ou para o Enem? Tem uma prova importante em breve? Bom, então você vai gostar de conhecer as técnicas para memorizar conteúdos a seguir.
Embora você não deva passar a noite inteira, estudar antes de dormir pode ser uma ótima ideia.
O sono ajuda a consolidar informações em seu cérebro. Estudos mostram que é mais provável que você se lembre de informações 24 horas depois, se for para a cama logo após aprendê-las.
Antes de dormir, leia sua folha de estudo, teste-se em flashcards ou recite listas de informações. Isso vai te ajudar a memorizar as matérias importantes.
Se você quiser se lembrar das informações a longo prazo, não tente amontoar tudo durante uma sessão.
Em vez disso, use uma abordagem chamada repetição espaçada :
O cérebro armazena informações que considera importantes. Portanto, quando você examina regularmente um tópico em intervalos definidos ao longo do tempo, isso fortalece o seu poder de memorizar conteúdos.
Às vezes, você só precisa tornar a informação boba para ajudá-la a ficar gravada em seu cérebro.
Para lembrar uma lista de itens ou a ordem específica dos eventos, invente uma história humorística que ligue essas coisas ou palavras. A saber, não precisa necessariamente fazer sentido; só precisa ser memorável.
Estudar as mesmas informações em vários lugares ajuda a fixar os detalhes em sua mente.
Considere alguns dos seguintes locais:
É melhor alternar entre vários pontos de estudo diferentes, em vez de sempre ler os livros no mesmo lugar.
Desafie-se a ver o que você consegue lembrar. Questionando a si mesmo é como praticar para a prova e é um dos métodos mais eficazes de retenção de memória.
Se for difícil lembrar as informações no início, não se preocupe; a luta torna mais provável que você se lembre dela no final.
O ato de escrever respostas ajuda você a se lembrar das informações. Aqui estão algumas maneiras de usar a escrita enquanto estuda:
Diga informações em voz alta e você terá mais chances de se lembrar delas. Você está atraindo seus olhos enquanto lê as palavras, sua boca quando as pronuncia e seus ouvidos quando ouve a si mesmo.
Os cientistas chamam o benefício de falar a informação em voz alta de efeito de produção.
E então, gostou das dicas?
Não deixe de ler também – Quais alimentos consumir para melhorar a memória antes da prova de concurso? Confira!