Dicas - Concursos Públicos

Estudos: Mentoria e Coaching são realmente eficazes?

Obter a aprovação em um vestibular ou concurso envolve esforço a longo prazo, foco e planejamento. Por conta da rotina apertada e da grande demanda de tarefas, alguns estudantes acabam recorrendo aos serviços de mentoria e coaching para ajudar nesse processo.

De fato, esses recursos podem ser bem úteis para fornecer orientação de modo prático e eficaz, mas antes de decidir qual a melhor forma de orientação para você, é preciso entender como esses serviços funcionam. Confira abaixo algumas informações importantes.

Coaching

Se você pretende investir em mentoria e coaching o primeiro passo é saber quais são suas necessidades. O Coach é um profissional que tem como objetivo ser uma ponte entre você e o conhecimento. Ele atua como um facilitador que conduz na direção em que deseja chegar. Para exercer essa função, o indivíduo passa por um curso de formação e, após um estágio, recebe um certificado que o permite atuar na área.

O papel de um Coach estudantil ou profissional é ajudar e resolver problemas e desenvolver habilidades para que possa caminhar sozinho depois. Isso inclui a elaboração de um cronograma de tarefas semanais, definindo as disciplinas que precisam ser estudadas nesse período e os materiais de apoio a serem utilizados.

Além disso, ele pode orientar o estudante a escolher qual concurso fazer ou a qual área de atuação se dedicar. Esse direcionamento é fundamental, principalmente para quem tem dúvidas sobre qual carreira seguir.

Mentoria

A mentoria, por sua vez, é exercida por um profissional que já atua na área e utiliza de seu conhecimento para direcionar o estudo de seu mentorado. O objetivo é familiarizar o estudante com as particularidades da área em que deseja atuar e mostrar como funciona a profissão na prática.

Nesse sentido, o papel do mentor é oferecer informações como remuneração, pirâmide de progressão de carreira e atividades para que o estudante desenvolva.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com as regras da ABNT; saiba mais.