Estudo publicado na revista científica Physics of Fluids mostra como a contaminação por coronavírus pode ocorrer no ambiente de sala de aula. A pesquisa publicada na última terça-feira (20) foi feita por cientistas da Universidade do Novo México (EUA).
Assim, por meio de uma simulação computacional, os pesquisadores chegaram à conclusão de que mesmo com mais de 2 metros entre os estudantes, partículas minúsculas suspensas no ar podem circular entre eles. Desse modo, partículas contaminadas pelo vírus poderiam contaminar alunos e professores.
No entanto, algumas medidas como manter as janelas abertas e instalar barreiras de vidro ou acrílico nas carteiras podem ajudar a reduzir os riscos.
Simulação
A simulação considerou uma sala com janelas e um sistema de ar-condicionado central, que filtra e faz a renovação do ar. Esse sistema que filtra e renova o ar não é comum nas no Brasil.
Além disso, a simulação considerou uma sala de aula de 81 metros quadrados de área e 3 metros de altura. Com esse modelo, haveria três filas de carteiras com alunos e o professor estaria à frente da turma. Ainda assim, mesmo considerando apenas 9 alunos na sala e 2,4 metros de distância entre cada um deles, o risco de transmissão do coronavírus em sala de aula é alto.
Contágio pelo ar
Inicialmente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) assumia que a transmissão pelo vírus só ocorria a partir do contato com superfícies contaminadas ou com gotículas de saliva. Contudo, a partir de julho, a OMS reconheceu a possibilidade de contaminação pelo ar.
Nesse sentido, o contágio pode ocorrer por meio do contato com o vírus por partículas que ficam suspensas. O vírus pode ainda se propagar por correntes de ar. Além disso, as partículas contaminadas podem durar no ar por algumas horas em ambientes fechados.
Desse modo, as chances de uma pessoa contrair COVID-19 são muito maiores em ambientes sem ventilação, como em uma sala com janelas fechadas. Em ambientes ao ar livre, como um parque, os riscos são menores.
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