Estudo realizado nos Estados Unidos mostra que, após três meses de fechamento das escolas por conta da crise da covid-19, estudantes podem sofrer perdas de aprendizagem. Assim, os alunos da educação básica podem perder entre 50% e 63% de aprendizagem em matemática e até 37% em leitura.
O estudo publicado na revista científica “Educational Researcher”, da American Educational Research Association, foi feito por pesquisadores da NWEA e das universidades de Virgínia e de Maryland.
Os resultados trazem uma projeção. Desse modo, para obter tais números, os pesquisadores usaram como referência a perda de aprendizagem durante as férias do meio do ano nos EUA. A partir disso, houve a simulação dos cenários.
Nesse sentido, Megan Kuhfeld, que é pesquisadora sênior da NWEA e coautora do estudo, afirmou:
“Consideramos que a maioria dos alunos nos Estados Unidos teve 6 meses e meio de escola ‘regular’ durante o ano letivo de 2019-20 e três meses de escolas fisicamente fechadas, com algum grau de instrução remota sendo fornecida”.
A pesquisadora ressaltou ainda a importância de “identificar os alunos que estão atrasados nos estudos”, para que, a partir disso, seja possível fornecer a estes alunos um apoio extra, como aula de reforço, por exemplo.
Além disso, o estudo mostra que o impacto da pandemia da covid-19 na aprendizagem pode ser diferente para parte dos alunos. Desse modo, há casos em que pode haver ganho na leitura decorrente da dinâmica das aulas on-line.
E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!