Começar a estudar para vestibular do zero não é a coisa mais simples e prática. Porém, com um bom plano de estudos é possível atingir resultados interessantes.
Neste texto, você verá uma série de dicas que têm como foco lhe ajudar a subir uma verdadeira “escadinha” na sua aprendizagem. Confira.
Existem alguns passos que, quando colocados em prática, criam uma sequência que pode ajudar você na hora de estudar para vestibular do zero.
O primeiro ponto que você precisa ter em mente, neste caso, é: não se desespere. Não pense no conteúdo como um todo e não se sinta atrasado por conta da quantidade de material.
Respire fundo e veja quais passos podem ser dados a cada dia, sem afobação e sem forçar nada.
Assim, quem sabe, você consegue criar uma rotina mais adequada.
Vamos às dicas de hoje!
O primeiro passo sempre será analisar o edital. Nele você encontra uma série de informações relevantes sobre a prova que você irá fazer. E assim, torna-se viável separar os materiais mais alinhados ao que será cobrado no vestibular. Afinal, você saberá o peso de cada matéria e poderá organizar os seus estudos a partir disso.
Separe os materiais levando em consideração o peso de cada disciplina e os conteúdos que serão cobrados no vestibular. Separe livros, vídeos, podcasts, artigos e, se possível, simulados.
Monte um ambiente de estudos em sua casa, focando na sua concentração e conforto. A partir disso, encontre o seu horário mais produtivo para estudar e foque em se dedicar ao vestibular no mesmo horário, todos os dias. Isso lhe ajudar a criar o hábito de estudar.
Veja como fazer isso:
De acordo com o passo 4, monte um cronograma baseado em prazos e metas. Assim você começará a compreender o que deve ser estudado hoje, o que será estudado amanhã, e assim por diante.
Sempre focando em não procrastinar e manter um fluxo de estudos que respeite os seus limites e realmente lhe ajude a absorver informações.
Esperamos que este texto possa ter lhe ajudado de alguma forma. Boa sorte na hora de estudar para vestibular do zero!